39° Congresso Brasileiro de Urologia

Trabalhos


Leia atentamente as informações abaixo antes de submeter seu trabalho

- Tipos de trabalhos aceitos: revisão bibliográfica, pesquisa original, retrospectivo ou prospectivo);

- Resumos incompletos ou fora dos critérios não serão aceitos para avaliação;

- Não será possível editar os dados do trabalho e/ou autores após a divulgação do resultado dos aprovados;

- Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações e comunicações sobre o evento serão feitas por ele (confira sempre seu SPAM/lixo eletrônico).

1. Inscrição e Autoria

a. O autor responsável pela submissão deverá estar inscrito no evento;

b. Não há limite de submissão de resumos por inscrição. É possível adicionar até 10 (dez) autores, sendo 1 (um) autor e 9 (nove) coautores;

c. Poderá ser vinculada somente 1 (uma) instituição a cada autor;

d. Certificado: será disponibilizado em até 7 (sete) dias úteis após o término do evento apenas um certificado de trabalho aprovado para cada trabalho aceito com o nome do autor e coautores. O certificado ficará disponível no site do evento, na área restrita do autor responsável pela submissão;

e. Conflito de interesses: qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo. É responsabilidade dos autores a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho.

2. Áreas técnicas

a. Uro-Oncologia

b. Urologia Pediátrica

c. Disfunções Miccionais:  Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

d. Infecção

e. Infertilidade

f. Disfunção Sexual

g. Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

h. Litíase / Endourologia

i. Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

j. Transplante Renal / Miscelânea

k. Ciência Básica

3. Modalidades de submissão de trabalhos

a. Apresentação Oral*;

b. Pôster eletrônico*;

c. Vídeo.

*Caberá à Comissão Científica determinar quais trabalhos que serão aceitos para apresentação oral, pôster eletrônico ou que não serão aprovados.

4. Resumo

a. Serão aceitos resumos nos idiomas português, inglês e espanhol.

b. Caracteres: máximo 2.300 não incluindo espaços e pontuação, incluindo título, corpo do resumo, tabelas e gráficos (cada tabela e cada gráfico contam 225 caracteres);

c. Instruções:

i. O título deve expressar o conteúdo do resumo;

ii. O resumo não deve conter abreviações, nome de autores, nome das instituições;

iii. Deverá ser inserido na plataforma em espaço pré-determinado e indicado para este fim;

iv. Deve estar estruturado da seguinte forma:

• Título
• Introdução e objetivo
• Método
• Resultados
• Conclusão

Não serão permitidas alterações do conteúdo dos resumos/trabalhos após a divulgação dos aprovados.

5 .Vídeo

a. a. Os trabalhos em vídeo deverão ser submetidos enquanto resumo, seguindo as diretrizes do item 04 (quatro).

a. b. Caso aprovados para apresentação oral, o vídeo deverá ter um tempo total de 4min.

6. Trabalhos aprovados

6.1 Os trabalhos aprovados para E-poster serão publicados no site do evento e serão expostos em forma de painel eletrônico no evento, sem a necessidade da presença do autor. Veja abaixo as regras para elaboração de seu E-poster:

a) Posters produzidos fora do template oficial serão desconsiderados (clique para baixar o template);

b) Seu e-pôster deverá ser enviado no formato PDF;

c) O título deve ser o mesmo do resumo;

d) Após o título deverão constar o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais, separados por ponto e vírgula;

e) Insira imagem, fotos e tabelas se for o caso;

• Fonte: estilo Arial ou Calibri
• Título: tamanho 11
• Conteúdos: tamanho 9
• Referências: tamanho 7
• Utilize negrito para evidenciar
• Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas
• Especificação: tamanho A4, salvo em PDF e posição vertical (retrato)

f) Para submeter o arquivo, acesse sua área restrita e clique em re-submissão. Envie seu e-poster no campo indicado para tal. Arquivos submetidos em outros campos não serão aceitos.

6.2 Para os trabalhos aprovados em Vídeo, caberá à comissão científica definir se serão aceitos para apresentação oral ou não.

a) Caso os trabalhos sejam selecionados para apresentação oral, esta consistirá na exibição do vídeo de quatro (04) minutos seguido de três (03) minutos para perguntas e respostas. Nesse caso, é necessário que um dos autores listados no trabalho esteja presente para o momento de questionamentos.

b) O vídeo deverá ser entregue no Media Desk do evento.

6.3 Os trabalhos aprovados para Apresentação Oral terão seus resumos publicados no site do evento além da apresentação em data e hora específicos no evento.

a) É necessário que um dos autores listados no trabalho esteja inscrito / presente no evento e realize a apresentação;

b) A apresentação oral deverá ter um tempo total de 10min, sendo: 7min de apresentação e 3min para perguntas e respostas;

c) Os selecionados nessa categoria poderão re-submeter a versão completa do trabalho para concorrer aos prêmios Dr. Sérgio Aguinaga e Dr. Gilberto Menezes de Goes (ver orientações no item 8 deste regulamento).

7. Avaliação

Uma comissão designada pela comissão Científica do CBU 2023 será responsável pela avaliação dos trabalhos científicos submetidos. Os critérios de avaliação privilegiam: originalidade, metodologia científica, análise dos resultados, impacto dos achados.

8. Premiação

8.1 Prêmios Dr. Sérgio Aguinaga e Dr. Gilberto Menezes de Goes

a) Apenas os trabalhos aprovados para formato de Apresentação Oral podem concorrer ao prêmio (sejam trabalhos escritos ou em formato vídeo);

b) Para concorrer ao prêmio é necessária a re-submissão do trabalho completo;

c) Para re-submeter seu trabalho completo basta entrar em sua área restrita e selecionar a opção de re-submissão. Basta então fazer o upload do arquivo em formato PDF no campo indicado ao prêmio;

d) Arquivos submetidos em outros campos não serão considerados;

e) O idioma do trabalho completo deverá OBRIGATORIAMENTE ser o inglês;

f) A submissão para concorrer aos prêmios deverá ser feita até 15 dias após a data de divulgação dos trabalhos aprovados (verificar item 9);

g) Do prêmio: 1º lugar – certificado e valor em dinheiro a ser definido pela diretoria SBU; 2º e 3º lugares – certificado de menção honrosa com a respectiva classificação.

8.2 Prêmio de melhor trabalho científico por Área

a) Apenas os trabalhos aprovados para formato de Apresentação Oral podem concorrer ao prêmio;

b) Será escolhido somente um trabalho científico por área técnica, de acordo com a Comissão Científica do CBU 2023;

c) Do prêmio: 1° lugar – certificado de menção honrosa.

9. Datas e prazos

a) Data limite para submissão dos resumos: 06/07/2023;

b) Resultado dos trabalhos aprovados: Devido a prorrogação do prazo de submissão dos trabalhos, a data de divulgação dos resultados foi alterada para 09/08/2023 (quarta-feira), conforme orientação da Comissão Avaliadora.

c) Período de envio dos trabalhos aprovados completos candidatos aos prêmios: de 10/08/2023 a 24/08/2023.

d) Período de envio dos posters eletrônicos (submissão do PDF) dos trabalhos aprovados: de 25/08/2023 a 07/09/2023.