Dados do Trabalho
Título
RELAÇAO ENTRE O INDICE NEUTROFILOS/LINFOCITOS E O PROGNOSTICO EM PACIENTES COM CANCER DE BEXIGA MUSCULO INVASIVO
Introdução e Objetivo
O câncer de bexiga (BC) é a neoplasia maligna mais comum do trato urinário. Ao diagnóstico, a maioria dos pacientes tem doença não músculo invasiva (NMIBC), que inclui os estágios patológicos Tis, Ta e T1. A principal preocupação durante o seguimento de NMIBC é a progressão para o estágio músculo invasivo (T2), que piora drasticamente o prognóstico. Diversos fatores clínicos e patológicos são utilizados para auxiliar na estratificação de risco destes pacientes, tendo papel importante na escolha das terapêuticas adotadas. Teorias atuais sugerem que o câncer desencadeia uma resposta inflamatória sistêmica, levando a mudanças na circulação de células inflamatórias assim como nos componentes hematológicos. O índice neutrófilos/linfócitos séricos é um dos fatores já estudados em outras neoplasias não urinárias com bom desempenho deste papel. O objetivo principal deste estudo é comparar os principais achados clínico-patológicos pós operatórios ao índice neutrófilos/linfócitos sérico pré-operatório de pacientes submetidos a cistectomia radical com linfadenectomia estendida para tratamento de câncer de bexiga.
Método
Análise retrospectiva foi realizada a partir de um banco de dados de pacientes com câncer de bexiga do serviço de Urologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foram identificados 183 pacientes submetidos a Cistectomia Radical com Linfadenectomia estendida em um período de 10 anos. Os exames considerados foram coletados até 14 dias prévios à cirurgia e fatores que pudessem influenciar na contagem de leucócitos foram revisados nas evoluções do período da coleta. Avaliamos idade, sexo, TNM, estadiamento, grau patológico do tumor, invasão linfovascular e perineural, terapia neoadjuvante e índice neutrófilos/linfócitos séricos.
Resultados
158 pacientes preencheram os critérios de inclusão. A idade média foi de 64 anos, dos quais 49.2% do sexo masculino e 57.1% feminino. O carcinoma urotelial foi a histologia predominante com 76,7%. Os pacientes que apresentaram índice neutrófilo/linfócito pré-operatório >3,5 apresentaram risco 2 vezes maior de doença T3 ou maior no pós operatório e 1,7 vezes mais casos com margens comprometidas na peça cirúrgica, com p<0.05.
Conclusão
Este estudo sustenta a hipótese de que o índice neutrófilos/linfócitos pode ser usado como um marcador preditivo pré operatório de agressividade do câncer de bexiga, podendo indicar pior prognóstico e influenciar na indicação do melhor tratamento.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
KAROLINA BROCHADO JORGE, FRANCISCO JAVIER D' AVILA SALAMEA, EDUARDO BRASIL RABOLINI, RENAN DESIMON CABRAL, ANTONIO REBELLO HORTA GORGEN, TIAGO ELIAS ROSITO, LUCAS MEDEIROS BURTTET, BRASIL SILVA NETO