Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO ENSINO DA UROLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇAO EM MEDICINA PELOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO BRASIL
Introdução e Objetivo
O ensino da urologia nos cursos de graduação em Medicina vem sendo reduzido drasticamente nas escolas médicas estadunidenses e parece determinar consequências na prática dos futuros médicos, bem como prejuízos na assistência à população. Devido ao menor contato com a Urologia, o médico generalista deve apresentar dificuldade na abordagem dos problemas urológicos comuns, sendo também um fator determinante na escolha da especialidade para a residência médica pelos estudantes de graduação. Nesse contexto, o presente estudo objetiva avaliar as características do ensino da Urologia nas escolas médicas brasileiras.
Método
Neste estudo transversal, aplicou-se um questionário virtual de autoavaliação aos estudantes de medicina de cursos médicos nas cinco regiões brasileiras. Na ferramenta de pesquisa estão duas escalas numéricas de avaliação: a primeira para que o estudante quantifique, de 0 a 5, o quanto se sente apto para identificar os problemas urológicos que a ele serão apresentados durante a prática como médico generalista; e a segunda para que ele quantifique, também em uma escala de 0 a 5, o nível do seu interesse em seguir a especialidade. Ademais, foram incluídas outras perguntas sobre sua formação, para reunir informações sobre o ensino teórico e prático de sua instituição, e correlacionar esses dados com as escalas numéricas.
Resultados
O formulário virtual atingiu cerca de 300 estudantes de 60 diferentes universidades brasileiras. Contudo, apenas 69 universitários responderam às perguntas. Destes, 39 não tinham acesso a uma disciplina exclusiva de Urologia, sendo que 4 deles não têm nenhuma aula desta matéria programada ao longo do curso e 21 não possuem qualquer aula prática na área. Quanto à autoavaliação de cada estudante sobre enfrentar os problemas urológicos mais comuns na população, 4 afirmaram pouca, 44 moderada e 21 boa capacidade de abordá-los. Entre os 30 estudantes que tinham acesso à disciplina exclusiva de Urologia, apenas 12 atribuíram nota máxima à qualidade do seu ensino e 14 afirmaram ter bom conhecimento dos temas da área. Entre todos os alunos, 39 tinham pouca ou nenhuma intenção de seguir a área.
Conclusão
É perceptível o pouco contato dos estudantes com a Urologia nas escolas médicas brasileiras, o que reflete em poucos estudantes com bom conhecimento geral no tocante aos temas da área. Isso denota a necessidade de maiores investimentos na educação da Urologia dos futuros médicos, para traçar um perfil de generalistas mais completos.
Área
Ciência Básica
Instituições
Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
ISABELLA RAMOS LACERDA DE MELO, ADRIANO ALMEIDA CALADO, VINÍCIUS PEIXOTO DE SIQUEIRA DE LEMOS LINS, MARCOS JOSÉ VALENÇA SILVA NETO, LETICIA CYRENO DE ALBUQUERQUE, GABRIELA DE OLIVEIRA MELLO, THIAGO VICTOR LEITE AQUINO