39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE COMPARATIVA DOS ESTADIAMENTOS CLINICO E PATOLOGICO DO CANCER DE PROSTATA

Introdução e Objetivo

O toque retal (TR) é de suma importância para detecção de características que sugerem Câncer de Próstata. Por esse motivo, foi proposto o trabalho de análise comparativa do Estadiamento Clínico (EC), através do TR, com o Estadiamento Patológico (EP), dos pacientes submetidos à Prostatovesiculectomia Radical, no período de 2022 à 2023. O objetivo é mostrar a expertise e relevância do EC realizado pelos residentes de Urologia do HFSE. 

Método

No pré-operatório, 43 pacientes foram submetidos ao TR, pelos residentes de Urologia do HFSE. Os examinadores preencheram um formulário eletrônico (Google Docs), informando os seguintes critérios: tamanho, consistência e presença e localização de nodulação. Em seguida, foram comparados os resultados do EC com o EP.  

Resultados

Foram evidenciadas diversas divergências, principalmente no critério de presença e localização das nodulações (EC), apresentando 13,9 % de concordâncias, comparado ao resultado histopatológico (EP). Já em relação ao tamanho aproximado da Próstata, houve 32,5 % concordância.  

Conclusão

Visto que, os critérios avaliados obtiveram muitas divergências, provavelmente seja necessário um treinamento profissional mais qualificado. Vale salientar também, que é dificultoso através do toque retal, avaliar estádios mais avançados, como T3 e T4. Mesmo assim, o estadiamento clínico ainda é um importante método de avaliação diagnóstica, pois proporciona uma melhor estratégia pré-operatória para uma cirurgia oncológica mais eficaz. 

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital Federal dos Servidores do Estado - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CARLOS ALBERTO DE LIMA JUNIOR, LEONARDO ABREU DE ALBUQUERQUE, RUBENS GARCIA CASTILHO, VALTER JOSE FERNANDES MULLER, BRUNO DE ANDRADE SALOMAO, HEITOR SOARES MORAIS, ANA LUIZA DE SOUZA LEITE MUNIZ, GUSTAVO TEIXEIRA LEITE BRANDÃO, RAPHAEL XAVIER ENNE MOURA, JONATHAN FEREZZINI