Dados do Trabalho
Título
HIPERPLASIA BENIGNA DA GLANDULA DE COWPER OU BULBOURETRAL - REVISAO DE LITERATURA E RELATO DE CASO.
Introdução e Objetivo
As glândulas de Cowper, também chamadas de bulbouretral, devido a sua localização próxima à uretra bulbar e ao ápice prostático, auxiliam na lubrificação do canal uretral e possuem dimensões mínimas. É necessário, que o médico tenha expertise com a localização, imagem e aparência, assim evitando erros diagnósticos e biópsias inoportunas. O presente trabalho tem o objetivo de discutir e relatar um quadro de obstrução urinária infravesical secundária à hiperplasia da glândula de Cowper.
Método
Foi realizada uma revisão de literatura, os artigos selecionados foram retirados das bases de dados PubMed e Scielo. As informações foram obtidas a partir de observação do prontuário, entrevista médica e de imagens fotografadas dos métodos diagnósticos e cirúrgicos pelos quais o paciente foi submetido em hospital da região metropolitana de Recife-PE.
Resultados
Paciente de 60 anos, há 4 anos apresenta quadro de ciatalgia, sintomas obstrutivos do trato urinário inferior, associado a dor e dormência no pênis. Relata antecedentes cirúrgicos de varicocele e hidrocele.Durante investigação de ciatalgia, exames de imagem demonstraram lesão expansiva entre o músculo pubococcígeo e o meato ureteral. Para avaliação complementar, foi solicitada ressonância magnética de pelve, que evidenciou nódulo circunscrito com sinal heterogêneo, na topografia da glândula de cowper no lado esquerdo, medindo cerca de 5,6 x 4,7 x 4,4 de volume 60,2 cm³ (fig 1, 2 e 3), bem delimitada e de textura homogênea. A biópsia guiada por ultrassom obteve resultado sugestivo de hiperplasia prostática nodular, focos de atrofia e hiperplasia de remanescentes mesonéfricos e sem sinais de malignidade.Não foi observado critérios de malignidade na imunohistoquímica e a dosagem do antígeno prostático específico veio dentro da normalidade. Diante da queixa urinária obstrutiva, em 05/2023, o paciente foi submetido à cirurgia para ressecção de tumoração periuretral por via perineal (fig 4 e 5); sem intercorrências,a lesão foi retirada com margens mínimas. Paciente evoluiu, no pós-operatório recente, com melhora do jato urinário e sem queixas de esvaziamento. No exame histopatológico confirmou-se hiperplasia de glândula de Cowper.
Conclusão
O caso relatado de um quadro de obstrução urinária infravesical secundária à hiperplasia da glândula de Cowper é raro, o que nos motivou a realização de uma revisão da literatura sobre o tema.
Área
HPB
Instituições
Hospital Getúlio Vargas - Pernambuco - Brasil
Autores
BRUNO GONÇALVES LEITE, GUSTAVO CAVALCANTI WANDERLEY, DÉBORA MARÍLIA DE ANDRADE BENIGNO, TERESA MANUELA OLIVEIRA PUENTES, BRUNA PINHEIRO DE LUCA, JONATHAN SUYAN SOUSA ANDRADE, IRWINS EMANUEL FEITOZA SOUSA, STENIO SANTOS MOURA, ANTONIO MEDEIROS SOBRAL NETO, JÚLIA BADRA NOGUEIRA ALVES