39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

OBESIDADE E CANCER DE PROSTATA: REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução e Objetivo

Em 2013, a European Association of Urology (EAU) sugeriu que a obesidade poderia estar associada ao desenvolvimento do câncer de próstata de alto risco, impulsionando uma crescente de pesquisas nesse contexto. Após 4 anos, a EAU reportou que os estudos mais recentes, até então, apontavam para uma relação diretamente proporcional entre o índice de massa corporal (IMC) e o aumento no risco para câncer de próstata. Contudo, mais estudos eram necessários para elucidar essa associação, que, se comprovada e bem compreendida, tem muito a oferecer ao conhecimento dos processos patológicos envolvidos, bem como a um manejo mais específico de casos suspeitos ou confirmados. Portanto, o objetivo desta revisão é reunir os achados mais recentes disponíveis sobre a relação entre câncer de próstata e obesidade.

Método

Foram selecionados 8 artigos nas plataformas PubMed e Scielo, encontrados após busca dos termos “obesity and prostate cancer”. Ademais, foram considerados apenas artigos publicados há, no máximo, 5 anos e classificados como metanálise, ensaio clínico randomizado ou revisão sistemática.

Resultados

Observou-se a ausência de uma padronização das variáveis estudadas, já que a obesidade foi avaliada em alguns estudos por meio do percentual de tecido adiposo, enquanto, em outros, através do IMC. Sobre o impacto no risco para o Câncer de Próstata, dois estudos apontaram a obesidade como fator de risco para a doença, ao passo que um estudo refutou essa associação.  Nesse sentido, ainda um outro estudo indicou a obesidade como capaz de piorar o prognóstico da neoplasia prostática, favorecendo a doença de alto risco, contudo, sem impacto no risco global do câncer de próstata. Este último estudo propôs também que a influência da obesidade no prognóstico do câncer de próstata ocorreria através de uma modulação do sistema IGF, em especial, dos fatores de crescimento IGF2 e IGFB2, produzidos pela maioria dos órgãos e tecidos humanos e com diferentes atuações, incluindo o crescimento e a diferenciação celular.

Conclusão

As evidências apontam cada vez mais para uma associação entre o Câncer de Próstata e a obesidade, contudo são necessários mais estudos com o objetivo de compreender melhor essa relação. 

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital Vila da Serra - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUIZA TAMEIRAO CARNEIRO, GUILHERME AUGUSTO TURBINO RIBEIRO, TULIO CORREA SILVA, DANIEL NUNES DE BRITO, JOSE EDUARDO TAVORA, TAYNNA FERREIRA ARANTES DA COSTA, ANDRE TUNES DE PAULA, THIAGO CHINCHILLA GONZAGA, MANUELA FURTADO SACIOTO