39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

FATORES PREDITORES DE SINTOMAS IRRITATIVOS URINARIOS APOS ENUCLEAÇAO PROSTATICA COM HOLMIUM LASER (HOLEP)

Introdução e Objetivo

A Enucleação da próstata com Holmium Laser (HoLEP) é uma técnica cirúrgica avançada para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna, que oferece resultados superiores em comparação com outras abordagens. No entanto, a presença de sintomas irritativos urinários, como a disúria, tem sido observada com frequência após a HoLEP. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores preditivos da presença de disúria em pacientes submetidos a essa técnica cirúrgica.

Método

Realizamos um estudo prospectivo com 76 pacientes submetidos à HoLEP entre agosto de 2021 e dezembro de 2022, todos operados pelo mesmo cirurgião. Foram incluídos pacientes com sintomas do trato urinário inferior (LUTS) decorrentes de Hiperplasia Prostática Benigna. Os pacientes com dados ausentes sobre as variáveis de interesse foram excluídos da análise. As variáveis específicas analisadas incluíram IPSS, urofluxometria, volume prostático, PSA, resíduo pós-miccional pré-operatório, tempo cirúrgico (HoLEP e morcelamento), energia utilizada, tempo de sonda no pós-operatório, IMC, complicações cirúrgicas, histórico de retenção urinária aguda e presença de sonda vesical de demora pré-operatória. Fora utilizado o teste de Qui-Quadrado para análises intergrupos e o teste de Mann-Whitney para variáveis contínuas.

Resultados

Após a análise estatística, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação às variáveis estudadas. Não foi observada associação estatisticamente significativa entre a presença de sintomas irritativos urinários após a HoLEP e o IPSS, urofluxometria, volume prostático, PSA, resíduo pós-miccional pré-operatório, tempo cirúrgico (HoLEP e morcelamento), energia utilizada, tempo de sonda no pós-operatório, IMC, complicações cirúrgicas, histórico de retenção urinária aguda e presença de sonda vesical de demora pré-operatória.

Conclusão

Com base nos resultados deste estudo prospectivo, não foram identificados fatores preditivos significativos para a presença de sintomas irritativos urinários, como a disúria, após a HoLEP. No entanto, é importante ressaltar que esses resultados podem ser limitados pelo tamanho da amostra e pela natureza observacional do estudo. Portanto, pesquisas futuras com amostras maiores e um desenho de estudo mais robusto são necessárias para explorar mais a fundo os fatores que podem influenciar a ocorrência de sintomas irritativos urinários após a HoLEP.

Área

HPB

Instituições

Hospital Cárdio Pulmonar - Bahia - Brasil

Autores

MATHEUS FLORES, FRANCO ANDRES DEL POZO, ANDERSON FERREIRA, PEDRO MAGNO, LEONARDO BATISTA DOURADO, DIMITRI FAHEL, EDUARDO AZEVEDO DE SOUZA, BRUNO FALCÃO SANTOS, RAFAEL ROCHA TOURINHO-BARBOSA, LUCAS TEIXEIRA BATISTA