39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

AUMENTO VOLUMETRICO DA PROSTATA: FATORES DE RISCO E PODER PREDITIVO NA PERSPECTIVA DA INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Introdução e Objetivo

O aumento benigno da próstata (BPE) é uma condição comum em homens acima de 40 anos, levando a sintomas do trato urinário inferior e possíveis complicações graves. Devido a etiologia multifatorial, é fundamental a compreensão dos fatores de risco associados para estabelecer medidas preventivas e terapêuticas. Fornecemos uma análise inicial do aprendizado de máquina (ML) como preditor do BPE e avaliamos possíveis fatores de risco/associados permitindo eventuais inferências epidemiológicas.

Método

O conjunto de dados consistia em informações laboratoriais e clínicas de avaliações urológicas de rotina em unidade de atenção à saúde do homem. Os parâmetros incluíam idade, hipertensão (HT), glicemia (GLI), circunferência abdominal (CA), Testosterona Total, colesterol (COL), LDL, HDL, Triglicérides, Ureia, Vitamina D, e volume da próstata a Ultrassonografia (US). O volume da próstata foi tratado como um dado categórico, valores >40mL foram marcados como inapropriados (nosso alvo), e valores ≤40mL foram considerados adequados. O modelo de aprendizado de máquina XGBoost foi utilizado, com uma divisão de dados de 75% para treinamento e 25% para testes. Grid Search e validação cruzada (10-folds) foram usados nos dados de treinamento para determinar os parâmetros ideais do modelo. A capacidade de classificação do modelo e as características mais relevantes foram subsequentemente analisadas. A importância do parâmetro clínico avaliado (risco independentemente atribuível) é expressa em porcentagens. A soma de todos os parâmetros soma 100% e não é possível determinar a natureza protetora ou de risco de cada parâmetro.

Resultados

Foram avaliados 1875 sujeitos com idade de 60[53-70] anos. Nosso modelo resultou numa capacidade classificatória estimada pela área sob a curva ROC de 70%, sugerindo bom desempenho preditivo em identificar próstatas aumentadas.  O gráfico de importância das características do XGBoost reforça a natureza multifatorial do crescimento prostático.  A idade parece ter o papel mais significativo com “importância” de 25%. HT e TGL também se mostraram relevantes-“importância” de 13% e 7%, respectivamente.

Conclusão

Nosso classificador XGBoost mostrou capacidade preditiva robusta. Idade, HT e triglicerídeos foram os mais “importantes” na previsão do BPE. Isso sugere que esses fatores têm maior influência nas decisões do modelo de ML e possível papel significativo no crescimento da próstata.

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia - Brasil

Autores

ISA CLARA SANTOS LIMA, CAROLINE SANTOS SILVA, OSMAR LUIS CARVALHO, JEAN CARLOS CONTRERAS ZAMBRANO, ANA CLARA SILVA OLIVEIRA, LUCAS NEVES OLIVEIRA, GUILHERME RODRIGUES GUIMARÃES, CRISTIANO GOMES, RICARDO BRIANEZI TIRABOSCHI, JOSÉ BESSA JÚNIOR