39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

HOSPITALIZAÇÕES POR NEOPLASIA MALIGNA DE BEXIGA EM PERNAMBUCO DE 2013 A 2022

Introdução e Objetivo

A neoplasia maligna de bexiga é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do revestimento interno do órgão. O principal fator de risco no mundo ocidental é o contato com carcinógenos químicos, principalmente a partir do tabaco e da exposição a aminas aromáticas, além de fatores genéticos que também estão envolvidos na patogênese. Conhecer melhor o perfil epidemiológico dessa neoplasia é fundamental para entender o panorama dessa patologia e estabelecer políticas públicas de saúde. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de internação hospitalar por neoplasia maligna de bexiga no estado de Pernambuco.

Método

Foi conduzido um estudo quantitativo, observacional e descritivo com base em dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, analisando as internações no estado no período compreendido entre 2013 e 2022.

Resultados

No período analisado, foram registrados 5.515 internamentos relacionados à neoplasia de bexiga, dos quais 62,1% foram de caráter eletivo e 37,9% de urgência. Analisando o perfil dos pacientes internados, observou-se que 76,1% eram residentes da Região Metropolitana; 12,2%, do Agreste; 6,0%, do Sertão e 5,7% do Vale do São Francisco e Araripe. Quanto ao sexo, 66,6% eram do sexo masculino. Em relação à raça/cor, 59,7% eram pretos ou pardos; 11,0%, brancos e 29,0% estavam sem informações. Sobre a distribuição por faixa etária, 75,0% eram idosos, destacando-se que 32,0% tinham entre 60 e 69 anos de idade e 28,8%, entre 70 e 79 anos.

Conclusão

Verifica-se que houve predomínio de internamentos de homens, negros, idosos e residentes na Região Metropolitana, realizando internamento eletivo predominantemente. Tendo em vista os resultados, ressalta-se a necessidade de fortalecer a capacidade do sistema de saúde estadual de garantir um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, visando reduzir o impacto da doença na população pernambucana.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

ANNA CAROLYNE BARBOSA FARIAS, MARIA EDUARDA SOUZA DA SILVA, MARÍLIA SOARES SANTANA, LUIS HENRIQUE DOS SANTOS SOUSA, EMANUELE HONÓRIO RODRIGUES, TOMÁS SOARES SANTANA, PALOMA LUNA MARANHÃO CONRADO, JOSÉ WESLLEY SILVA BEZERRA, PAULIANA VALÉRIA MACHADO GALVÃO, GEORGE ALESSANDRO MARANHÃO CONRADO