Dados do Trabalho
Título
MORTES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DO SISTEMA GENITAL MASCULINO E SISTEMA URINARIO NA BAHIA SEGUNDO GRUPOS OCUPACIONAIS
Introdução e Objetivo
Câncer é um grupo de doenças com grande impacto na saúde global, sendo que, no ano de 2020 ocorreram mais de 9 milhões de mortes devido tais patologias em todo o mundo. Dentre elas, cerca de 8% representam a soma das mortes devido a neoplasias de próstata, de rim, de bexiga, de pênis e de testículos. Este estudo teve como objetivo correlacionar as mortes por neoplasias malignas do sistema genital masculino e sistema urinário na Bahia entre os anos de 2009-2021 com grupos ocupacionais.
Método
Trata-se de um estudo observacional baseado nos os registros individuais de óbitos por neoplasias malignas do sistema genital masculino e sistema urinário com base no local de residência disponíveis em uma base de dados nacional de domínio público - Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, com dados referentes ao intervalo de anos de 2009 a 2021 no estado da Bahia. A análise de associação entre as ocupações e tipos de câncer foi realizada através de teste qui-quadrado e os resíduos padronizados ajustados (RPA).
Resultados
Ocorreram, no período, 145448 mortes por neoplasias malignas no estado da Bahia, sendo que 13,7% (n=19866) delas foram devido neoplasias urológicas. As mortes por tumores genitais masculinos foram correlacionadas principalmente com ocupações de trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca (RPA= 15,1), trabalhadores da produção de bens e serviços industriais (RPA = 6,2), trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo (RPA = 3,8) enquanto as mortes por neoplasias do trato urinário foram correlacionadas principalmente com ocupações do grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais (RPA = 4,9).
Conclusão
Foi observada uma forte associação das mortes por alguns tipos de neoplasias com alguns grupos ocupacionais. Fatores como hábitos de higiene, exposição a carcinógenos, tabagismo e etilismo são postulados como possíveis causas. Entretanto, estudos mais específicos são necessários para definir com uma maior precisão a etiologia dessas associações.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia - Brasil
Autores
MATHEUS SOUZA DE MOURA, JEAN CARLOS CONTRERAS ZAMBRANO, CAROLINE SANTOS SILVA, ANNA PALOMA MARTINS ROCHA RIBEIRO, JAIR BOMFIM SANTOS, ANA CLARA SILVA OLIVEIRA, LAZARA MARIA FRAGOSO, RICARDO BRIANEZI TIRABOSCHI, NATHÁLIA MURAIVIECHI PASSOS, JOSÉ BESSA JUNIOR