39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE INTERNAÇOES POR CISTITE EM PERNAMBUCO ENTRE 2018 E 2022

Introdução e Objetivo

A cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga, frequentemente causada pela bactéria Escherichia coli. Essa condição pode afetar ambos os sexos e diversas faixas etárias, sendo mais comum em mulheres devido às características anatômicas favoráveis à sua ocorrência, com aumento dos casos em homens quando ficam idosos por conta do crescimento da próstata. Nesse contexto, compreender o perfil de internações por cistite é essencial para aprimorar as estratégias de prevenção e tratamento. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil de internações por cistite em Pernambuco entre 2018 e 2022

Método

 Foi conduzido um estudo quantitativo, observacional e descritivo utilizando dados secundários obtidos junto ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde. Foram analisados os casos de internações por cistite registrados em Pernambuco ao longo do período mencionado.

Resultados

Nos últimos cinco anos, foram internadas 3.468 pessoas com cistite no estado, sendo 60,9% mulheres e 62,0% pardos. 13,7% dos pacientes eram crianças; 5,2%, adolescentes; 27,0%, adultos e 54,1%, idosos, destacando-se que 23,7% tinham 80 anos ou mais. 91,8% dos internamentos ocorreram em caráter de urgência e os anos com mais registros foram 2019 (25,2%) e 2022 (25,1%). Além disso, a maior parte das internações ocorreu na Região Metropolitana (44,8%), seguida pelo Sertão (25,8%) e Agreste (25,1%).

Conclusão

Os resultados revelaram um predomínio de internações por cistite envolvendo pessoas do sexo feminino, pardas, idosas, residentes na Região Metropolitana e internadas de urgência. Esses achados destacam a importância de reconhecer as pessoas mais vulneráveis, implementar medidas preventivas eficazes e fortalecer o sistema de saúde para lidar com essa condição. Desse modo, compreender os fatores de risco e o perfil dos internamentos auxilia no desenvolvimento de estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados e reduzir a carga dessa doença na comunidade.

 

Área

Infecção

Instituições

Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

TOMAS SOARES SANTANA, RAIRA YANA LIMA BARBOSA, ANNA CAROLYNE BARBOSA FARIAS , IHAGO GABRIEL SILVESTRE DEONÍSIO, EMENUELE HONÓRIO RODRIGUES, PALOMA LUNA MARANHÃO CONRADO, CAROLINA MARIA DA SILVA, BRENO GUSMÃO FERRAZ, PAULIANA VALÉRIA MACHADO GALVÃO, GEORGE ALESSANDRO MARANHÃO CONRADO