39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE INTERNAÇOES POR C NCER DE PROSTATA EM PERNAMBUCO ENTRE 2018 E 2023

Introdução e Objetivo

O câncer de próstata representa um importante desafio para a saúde pública, tendo em vista que esse agravo constitui uma das neoplasias malignas mais comuns entre os homens. De modo geral, essa neoplasia se caracteriza pelo crescimento descontrolado das células da próstata, por fatores mutagênicos. Diante disso, esse estudo objetivou analisar o perfil de internações por neoplasia prostática maligna no estado de Pernambuco no período de 2018 a 2023.

Método

Foi realizado um estudo quantitativo, observacional e descritivo a partir dos dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, sobre os casos de internamentos pelo câncer de próstata em Pernambuco entre 2018 e 2023.

Resultados

Durante o período analisado, em Pernambuco, foram notificados 8.826 casos de internações por neoplasia maligna da próstata. A média de permanência hospitalar foi de 5,3 dias. Acerca do caráter do atendimento, 67,7% dos internamentos foram de caráter eletivo, enquanto 32,4% foram de urgência. Em relação à faixa etária, 36,6% dos casos de internações correspondiam a homens de 70 a 79 anos; 36,3%, de 60 a 69 anos; 12,8%, 80 anos ou mais; 12,7% de 50 a 59 anos e 1,6%, menores de 50 anos. Do total de internamentos, cerca de 60,6% se declararam pardos; 10,4%, brancos; 7,4%, pretos; 1,2%, amarelos e, em 20,2% dos casos, não houve informação referente à raça/cor.

Conclusão

A partir da análise dos resultados anteriores, tem-se uma maioria de hospitalizações, em Pernambuco, por caráter eletivo e de curta permanência. Observou-se que grande parte dos casos notificados correspondiam a homens idosos e pardos, embora haja muitos casos em que a informação acerca da raça/cor seja desconhecida. Diante desse perfil de internações, é imprescindível o desenvolvimento de políticas públicas de saúde, a nível estadual e municipal, focadas na prevenção do câncer de próstata direcionados a adultos e idosos, tendo em vista que a velhice se torna um fator de risco alarmante para o desenvolvimento dessa neoplasia maligna.  

Área

Uro-Oncologia

Instituições

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil

Autores

ANNA CAROLYNE BARBOSA FARIAS, EMANUELE HONÓRIO RODRIGUES, MARÍLIA SOARES SANTANA, LUÍS HENRIQUE DOS SANTOS SOUSA, TOMÁS SOARES SANTANA, DANIELE PADILHA LAPA, MARCOS CEZAR FEITOSA DE PAULA MACHADO, NEYTON SANTANA DINIZ, PAULIANA VALÉRIA MACHADO GALVÃO, GEORGE ALESSANDRO MARANHÃO CONRADO