39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO ROBOTICA DE ESTENOSE URETROVESICAL POS PROSTATECTOMIA RADICAL COM AUXILIO DE FIREFLY

Introdução e Objetivo

Entre as formas de tratamento para o câncer de próstata, a prostatectomia retro púbica é a que apresenta as maiores taxas de estenose de uretra, variando de 0,5-30% a depender do serviço e experiencia do profissional. A uretrotomia interna com lâmina fria apresenta uma taxa de insucesso de até 70%. O objetivo do trabalho é relatar a experencia da abordagem cirúrgica de paciente com estenose de uretra ao nível da anastomose uretrovesical com auxílio de plataforma robótica e uso da tecnologia Firefly Fluorescence.

Método

Relato de caso de um paciente masculino de 79 anos, em pós-operatório de prostatectomia radical retropúbica em 2016, com necessidade de implante de esfíncter artificial urinário devido incontinência urinaria em 2017, evoluindo com erosão de uretra e necessidade de retirada do dispositivo. Novo esfíncter artificial foi implantado em 2018, com retirada devido mal funcionamento. Paciente evoluiu com estenose ao nível de colo vesical , e necessidade de múltiplas abordagens com dilatação e ressecção endoscópica de área de fibrose ao nível de colo vesical. Devido estenose complexa, conforme visualizado na Imagem 1, e retenção urinaria aguda, submetido a cistostomia em 2021. Paciente em questão foi submetido a reconstrução robótica de estenose uretrovesical com auxílio da plataforma robótica Da Vinci XI e o uso da técnica de Firefly Fluorescence, em um hospital particular no estado do Espirito Santo.

Imagem 1 - Uretrocistografia miccional com evidência de estenose a nivel de colo vesical.

Resultados

Paciente submetido a correção por via robótica na plataforma Da Vinci XI e uso da técnica de Firefly Fluorescence Imagem 2, recebendo alta no 1º pós-operatório, retirada de sonda uretral no 21º dia pós-operatório e retirada de cistostomia 02 semanas após. Patência de canal uretral confirmada com uretrocistografia miccional e cistoscopia.

Imagem 2 – Comparação da visualização da uretra com o Firefly Fluorescence

Conclusão

O uso da plataforma robótica Da Vinci XI associado a técnica Firefly Fluorescence para abordagem de estenose complexa ao nível da junção uretrovesical, em paciente com múltiplas abordagens previas se demonstrou uma excelente técnica que facilita a identificação e delimitação da circunferência da uretra, assim como uma dissecção segura, sendo menos invasiva e promovendo menor tempo de internação.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

HOSPITAL MERIDIONAL CARIACICA - Espírito Santo - Brasil

Autores

VICTOR FERNANDES NEGRIS LIMA, RENAN SOUZA VIEIRA, LUCAS PERINI GUERRA, CARLOS ALBERTO CASAGRANDE, WESLEY DE SOUZA, GUSTAVO EMILIO COSTA DE ALMEIDA, GABRIEL COELHO MOREIRA, HASSAN CHEQUER BOU HABIB ALCURE, MURILO ALMEIDA LUZ, CLAUDIO FERREIRA BORGES