39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE GENITOURINARIA EM PACIENTES MASCULINOS DO SERVIÇO DE UROLOGIA: UMA SERIE DE CASOS

Introdução e Objetivo

A tuberculose é uma das maiores ameaças à saúde pública no mundo, sendo responsável pela morte de 1.2 milhão de pessoas em 2019. Estima-se que, no Brasil, a incidência da doença no mesmo ano foi de 46 novos casos por 100.000 habitantes. A tuberculose geniturinária constitui a terceira localização mais comum das formas extra-pulmonares da doença. São causadas por disseminação da micobactéria por via hematogênica a partir de uma infecção pulmonar latente crônica ou por disseminação local.

Apresentar uma série de casos de micobacteriose genitourinária em pacientes masculinos de um hospital universitário terciário do Espírito Santo.

Método

Estudo descritivo de uma série de casos levantados a partir da base de dados da Unidade de Laboratório de Anatomia Patológica e do Núcleo de Doenças Infecciosas/UFES, no período de 1999 a 2020.

Resultados

Foram avaliados 4 pacientes do sexo masculino, com idade média de 32 anos (23-46). Os principais sintomas relatados na consulta médica do serviço ambulatorial de Urologia foram surgimento de nódulo na bolsa escrotal, aumento do volume testicular e orquialgia, com início do quadro clínico há, em média, 6 meses. Ao exame físico, na maioria dos casos, foi evidenciado a presença de uma massa nodular endurecida na região correspondente à cabeça do epidídimo ou polo testicular superior, sendo localizada na região direita em metade deles e na esquerda na outra metade. Ao exame histológico de uma biópsia, constatou-se uma inflamação crônica granulomatosa necrosante compatível com tuberculoide em todos os casos e marcadores tumorais negativos. É importante ressaltar que nenhum deles alegou contato com pacientes bacilíferos ou hansênicos e apenas um paciente apresentou PPD reator, de padrão flictenular (>24mm). Uma vez diagnosticados, os pacientes foram submetidos a terapia medicamentosa - rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Após tal conduta, três dos quatro pacientes necessitaram, de uma orquiectomia, sendo duas orquiectomias radicais unilaterais e apenas um bilateral. Todos os pacientes relataram resolução das queixas após o tratamento clínico e a intervenção cirúrgica.

Conclusão

A tuberculose genitourinária configura uma uma doneça curável e evitável. Para isso é imprescindível a escrutinização de seus aspectos clínicos, formas de apresentação, disseminação, diagnóstico e tratamento.

Área

Infecção

Instituições

Hospital Universitario Cassiano Antonio Moares - HUCAM - Espírito Santo - Brasil

Autores

VICTOR FERNANDES NEGRIS LIMA, VICTOR LOPES FEITOSA, RENAN SOUZA VIEIRA, DAVID JAMIL HADAD, GUSTAVO EMILIO COSTA DE ALMEIDA, GABRIEL COELHO MOREIRA, ABDO MAGNAGO DE MATTOS JUNIOR, HASSAN CHEQUER BOU HABIB ALCURE, JULIANO BERTOLLO DETTONI, CLAUDIO FERREIRA BORGES