39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

CITOLOGIA URINARIA E CISTOSCOPIA COM RESSECÇAO TRANSURETRAL: CORRELAÇAO ENTRE OS LAUDOS DOS PRINCIPAIS METODOS DIAGNOSTICOS DO CARCINOMA UROTELIAL DE ALTO GRAU

Introdução e Objetivo

O carcinoma urotelial é a neoplasia maligna mais comum do trato urinário correspondendo a 90% das neoplasias de bexiga. Seu diagnóstico é anatomopatológico e baseia-se em citologia oncótica e cistoscopia com ressecção transuretral (RTU). O objetivo deste estudo foi avaliar a compatibilidade dos dados da citologia urinária e RTU para verificação de possíveis valores prognósticos.

Método

Este é um estudo transversal, cujos dados foram obtidos dos prontuários de pacientes com diagnósticos realizados no período de janeiro de 2021 a fevereiro de 2023 em hospital quaternário da região central de São Paulo. Variáveis contínuas foram descritas por média ± desvio padrão e as categóricas foram expressas em porcentagem. 

Resultados

Foram avaliados 68 pacientes, com média de idade de 68 (±11,6) anos sendo 73,5% (50) homens e 26,5% (18) mulheres. Dos 68 casos foram encontrados na análise da citologia de acordo com o sistema Paris: 14 (20,6%) não diagnóstico, 11 (16,1%) negativos para carcinoma urotelial de alto grau (CUAG), 15 (22,1%) células uroteliais atípicas, 13 (19,2%) suspeitas de CUAG, 11 (16,1%) compatíveis com CUAG e 4 (5,9%) de malignidades não uroteliais. Dentre os casos negativos na citologia, 2 (18,18%) casos foram positivos na RTU. Nos casos identificados na citologia como células uroteliais atípicas, 9 (60%) dos casos foram diagnosticados como CAUG na RTU. As análises da citologia foram compatíveis com os da RTU em 100% dos casos de suspeita (11) e compatibilidade CAUG (11) (Tabela 1)

Conclusão

Os resultados demonstram a citologia urinária é um exame de baixo custo, que pode ser utilizado com segurança como screnning de casos suspeitos de carcinoma urotelial de alto grau, não tendo valor, entretanto, para estadiamento da doença, pois não fornece informações sobre invasão muscular.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

FCMSCSP - São Paulo - Brasil

Autores

LAISE MARINE MOURA DE SOUSA, GABRIELA MARTINS VASCONCELOS, LARISSA RISERIO FERNANDES, FERNANDA HIRAY HISATUGO, MARIANA MATOS DE VASCONCELOS, BRUNA DO NASCIMENTO SANTOS CROUZILLARD, RONI DE CARVALHO FERNANDES, FABIANA TOLEDO BUENO PEREIRA, LUIS GUSTAVO MORATO DE TOLEDO