39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

RESERVATORIO ILEAL CATETERIZAVEL DE MACEDO COM ADIÇAO DA MANOBRA DE YACHIA PARA MELHORAR A CONTINENCIA DO CANAL URINARIO: ACOMPANHAMENTO EM LONGO PRAZO.

Introdução e Objetivo

O canal cateterizável ileal de Macedo (BJU, 2000) consiste em uma enterocistoplastia com um canal cateterizável que elimina a necessidade do apêndice para a saída urinária. Após 25 anos de experiência com essa técnica, decidimos revisar nossa experiência em um subgrupo selecionado de casos realizados e acompanhados pelo autor em uma instituição hospitalar não acadêmica, após as últimas modificações do procedimento.

Método

Desde 2008, aprimoramos nossa técnica da seguinte forma: uma pequena incisão transversal com retalho semicircular para a criação do estoma na linha média e a manobra de tesoura (Yachia). Essa manobra consiste em cruzar dois retalhos musculares retais de 2 cm na linha média para criar um neoesfíncter sobre o canal cateterizável. O acompanhamento foi definido como o intervalo entre a data da cirurgia e a última visita à clínica. Definimos continência do estoma quando o intervalo entre as cateterizações era de 4 horas. As complicações precoces e tardias foram relatadas, bem como a taxa de reintervenção.

Resultados

Tratamos 52 pacientes. As indicações foram disrafismo espinhal (77,1%), principalmente mielomeningocele (67,9%) e outras condições (extrofia, anomalias anorretais). A avaliação urodinâmica mostrou pressão vesical de alto risco para comprometimento do trato urinário superior (66%), incontinência urinária (24,5%), hipocontratilidade do detrusor (1,9%). A idade média na cirurgia foi de 88 meses (7,3 anos), 20 pacientes foram submetidos a cirurgias adicionais além do canal cateterizável ileal de Macedo: procedimento de enema anterógrado de continência esquerdo de Macedo-Malone em 17 pacientes e cirurgia de colo vesical para melhorar a continência em 4 pacientes. A continência do estoma foi de 90,6% (48 pacientes) e a revisão do estoma foi realizada em 7 casos.

Conclusão

Confirmamos em um acompanhamento em longo prazo, com base em visitas presenciais de 7,3 anos, que o procedimento de Macedo associado à manobra de tesoura (Yachia) está associado a 90,6% de continência do estoma, o que é superior à maioria dos procedimentos. O aspecto estético, com uma pequena incisão transversal (não superior a 5 cm) e um estoma na linha média, é outra vantagem da técnica.

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

NUPEP/CACAU NÚCLEO DE UROLOGIA PEDIÁTRICA - São Paulo - Brasil

Autores

TAIANE ROCHA CAMPELO, EMANUELLE LIMA MACEDO, RAUL GARCIA ARAGON, SÉRGIO LEITE OTTONI, GILMAR DE OLIVEIRA GARRONE, MARCELA LEAL DA CRUZ, ANTONIO MACEDO JR, RENATA ALVES CORREA