39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA CAVERNOSO TESTICULAR MIMETIZANDO NEOPLASIA MALIGNA: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA

Introdução e Objetivo

O hemangioma cavernoso testicular é uma neoplasia extremamente rara, com cerca de 30 casos relatados na literatura. Caracteriza-se por vasos com paredes anormais e geralmente se apresenta como uma massa indolor de crescimento lento. O diagnóstico é realizado por meio de exames de imagem, como ultrassonografia com Doppler colorido, e confirmado por análise histopatológica. O tratamento varia de acordo com o tipo e a localização da lesão, podendo incluir excisão cirúrgica e orquiectomia parcial para tumores intratesticulares benignos confirmados. Dessa forma, objetiva-se apresentar um caso clínico e realizar uma revisão de literatura para aprofundar a compreensão das características clínicas desta patologia.

Método

Os dados foram coletados por meio de entrevista clinica, revisão de prontuário, análise de exames de imagem, laboratoriais e histopatológicos. A revisão bibliográfica foi realizada utilizando bases de dados confiáveis, resultando na seleção de 16 artigos relevantes.

Resultados

W.R.B., masculino, 28 anos, em seguimento de microlitíase testicular e história de dor recorrente no testículo direito. Após duas ultrassonografias sem alterações significativas, ocorreu um novo episódio de dor testicular à direita, acompanhado de um nódulo palpável, levantando suspeita de neoplasia testicular. A ultrassonografia revelou alterações estruturais no testículo direito, incluindo aumento de volume, presença de nodulosidades com tamanhos de 2,1 cm, 0,9 cm e 2,3 cm, heterogeneidade e sinais sugestivos de neovascularização, confirmados por ultrassonografia posterior (figura 1). Os exames laboratoriais demonstraram valores dentro da faixa de normalidade para os marcadores tumorais alfa feto proteína, lactato desidrogenase e beta-HCG. Na impossibilidade de descartar neoplasia testicular, foi realizado orquiectomia radical via inguinal. A análise histopatologia revelou a presença de hemangioma cavernoso no testículo direito, com infiltrado inflamatório crônico adjacente, composto por células linfocitárias perivasculares. A exclusão de neoplasia de células germinativas foi confirmada através de marcadores imuno-histoquímicos negativos. (figura 2)

Conclusão

Embora raro, é fundamental que urologistas estejam cientes da existência de hemangiomas cavernosos testiculares. A dificuldade em diferenciar no pré-operatório essas lesões benignas de neoplasias malignas testiculares representa um desafio clínico significativo, especialmente considerando a presença de microlitiase testicular bilateral no paciente.    

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Clivatti Urologia - Santa Catarina - Brasil

Autores

GUILHERME MOREIRA CLIVATTI, KENNYEL ANDRÉ VELOZO, FLÁVIA HOFFMANN MORTARI CLIVATTI