39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE HOMENS VASECTOMIZADOS QUE PROCURAM TRATAMENTO DE REPRODUÇAO HUMANA COM DESEJO DE TER MAIS FILHOS.

Introdução e Objetivo

Em média, 500.000 homens são submetidos à vasectomia a cada ano nos Estados Unidos. Embora esse procedimento seja considerado definitivo, eventos como o divórcio, troca de parceira e o desejo de mais filhos levam aproximadamente 6% dos homens que foram submetidos à cirurgia esterilizadora a procurarem um serviço de Reprodução Humana.Recentemente, tivemos uma alteração na lei brasileira, mudando a idade elegível para a realização do procedimento de 25 anos ou 2 filhos vivos para 21 anos ou 2 filhos vivos. Fica o questionamento se essa alteração provocará mudanças nas características epidemiológicas desses homens que procurarão um setor de reprodução humana no futuro.

O objetivo primário foi avaliar o perfil epidemiológico dos homens que procuraram os tratamentos de reprodução humana após realização de vasectomia.


 

Método

Foram avaliados retrospectivamente 2205 casais entre os anos de 2006 e 2020, em um centro de referência no atendimento de reprodução humana na cidade de   São Paulo. Entre os critérios de inclusão estavam casais que desejavam ter filhos, seja por infertilidade ou por uso de métodos anticonceptivos definitivos ou reversíveis. Entre os critérios de exclusão, foram casais em que a idade da mulher era igual ou superior a 38 anos no momento do cadastro ao setor.

Resultados

No nosso estudo vimos que 9,5% (N = 211/2205) dos homens que procuraram o setor tinham sido submetidos à vasectomia previamente. A média da idade dos pacientes na realização da vasectomia foi: 30,92 anos (IC 95% 22-44,6). Já a média da idade na primeira consulta no setor de reprodução foi de 43,29 anos (IC  95% 33-55).Dos pacientes avaliados, 19,90% (N = 42/211) optaram pela reversão da vasectomia.A média da idade dos homens que optaram pela reversão da vasectomia foi de 39,55 anos (IC 95% 29,15-47), sendo o tempo entre vasectomia e reversão da vasectomia em média de 9,74 anos (IC 95% 3,15 - 18,85).Já os pacientes que realizaram aspiração cirúrgica de espermatozoides, a média das idades foi de 45,84 anos (IC 95% 35 - 56).

Conclusão

Aproximadamente, 1 em cada 10 casais que procuraram o serviço de  reprodução com desejo de ter filhos foi devido a realização prévia de vasectomia.

Com a nova lei vigente de redução da idade em que se pode realizar algum método contraceptivo definitivo, é possível que tenhamos um aumento de homens vasectomizados e daqueles que desejam ter filhos após a vasectomia, impactando na procura aos serviços de reprodução humana.

Área

Infertilidade

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

Henrique Cunha Vieira, IRINEU FARINA NETO, MATHEUS FERREIRA GRONER, RENATA CRISTINA DE CARVALHO, JACQUELINE CAMILLO, VALERIA BARRADAS, CAROLINA HOMSI, CAIO BOSQUE HIDALGO RIBEIRO, SERGIO OEHNINGER, RENATO FRAIETTA