Dados do Trabalho
Título
DEMARCAÇAO INTRAOPERATORIA COM AGULHA DE TUMOR RENAL ENDOFITICO GUIADA POR ULTRASSONOGRAFIA
Introdução e Objetivo
As neoplasias renais são responsáveis por aproximadamente 3% dos novos casos de câncer. Hoje, a nefrectomia parcial é conduta padrão em casos selecionados para reduzir as chances de evolução para terapia de substituição renal e aumentar a sobrevida cardiovascular. Nesse cenário, é importante considerar que cerca de 8% dos nódulos renais são completamente endofíticos, o que torna as cirurgias preservadoras de néfrons, por vezes, desafiadoras. A localização adequada de nódulos renais endofíticos durante a cirurgia laparoscópica depende de probes sonográficos endoscópicos específicos, onerosos e pouco disponíveis no nosso meio. O presente vídeo tem como objetivo sugerir uma alternativa viável para localização intraoperatória de nódulos renais endofíticos durante a nefrectomia parcial laparoscópica.
Método
Trata-se de um vídeo de relato de caso de uma paciente do sexo feminino, de 45 anos, com achado de imagem de um nódulo renal predominantemente endofítico na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Com a paciente em decúbito lateral direito, antes de realizar o pneumoperitônio, realizou-se o agulhamento percutâneo do nódulo renal com fio de demarcação metálico, sob orientação da ultrassonografia. Procedeu-se à nefrectomia parcial, com localização do nódulo pelo fio demarcador.
Resultados
Utilizando o fio de demarcação foi possível identificar rapidamente a localização do nódulo renal, com acesso direto à região, e enucleação laparoscópica pela técnica convencional. A paciente obteve alta hospitalar no segundo dia pós-operatório. O diagnóstico anátomo patológico foi de Carcinoma de Células Renais subtipo Cromófobo.
Conclusão
Demonstramos uma alternativa viável de demarcação de nódulos renais endofíticos para realização de nefrectomias parciais laparoscópicas.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
Santa Casa de Misericordia de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
PEDRO DIEB MINGIONE, RAFAEL ERNST GRUNEWALD, BRUNO ROMERO GUIMARAES PEREIRA, RAFAEL BALI MOREIRA, PEDRO IVO C RAVIZZINI, MARCIO ROSA PAGAN, LUIS GUSTAVO MORATO DE TOLEDO