Dados do Trabalho
Título
CISTECTOMIA RADICAL ABERTA VERSUS CISTECTOMIA RADICAL ROBOTICA-ASSISTIDA. QUAIS VANTAGENS A CIRURGIA ROBOTICA TEM OFERECIDO NOS ULTIMOS ANOS?
Introdução e Objetivo
A cistectomia radical (CR) é um dos principais métodos para o tratamento de malignidades na bexiga. No entanto, suas taxas de morbimortalidade caracterizam-na como um procedimento arriscado. Assim, a adoção de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, como a CR assistida por robótica (CRAR), tem sido vista como uma alternativa para mitigar as complicações da CR e sobrepujar os desafios de abordagens como a CR aberta (CRA). Este estudo objetiva comparar o desempenho da CRAR e CR na prática cirúrgica.
Método
Foram utilizados os descritores MESH em língua inglesa indexados na base de dados MEDLINE (PubMed): cystectomy AND robotic surgery AND outcomes NOT laparoscopy, sendo encontrados 5 artigos relevantes, com limite de data entre 2018 e 2023. Foram analisados integralmente todos os 5 artigos, dos quais 2 artigos foram incluídos na revisão.
Resultados
Os desfechos oncológicos da CRAR e CA e as complicações perioperatórias revelaram-se semelhantes. A CRAR, porém, projetou-se como uma alternativa à CRA ao diminuir, significativamente, a necessidade de transfusão sanguínea, o tempo de internação e a ocorrência de tromboembolismo venoso, apesar de demandar um maior tempo de operação. (MASTROIANNI, Riccardo et al., 2022).
Conclusão
A CRAR mostra-se como uma opção bastante viável para os pacientes que precisam evitar perdas de sangue significativas e que necessitam de transfusão sanguínea. Mais estudos devem ser realizados para que haja comprovação da redução das taxas de morbimortalidade em relação à CRA e superioridade da qualidade de vida no pós-operatório. O custo para o acesso à modalidade robótica pode ser um fator de empecilho para a realização destes estudos.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil
Autores
JORDY SILVA DE CARVALHO, LUCAS BATISTA JALES, VICTOR HUGO OLIVEIRA MARTINS COELHO, GABRIEL FALLEIROS COSMO