39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TRADUÇAO, ADAPTAÇAO TRANSCULTURAL E VALIDAÇAO DA VERSAO BRASILEIRA DO URETHRAL STRICTURE SURGERY - PATIENT-REPORTED OUTCOMES MEASURE QUESTIONNAIRE (USS-PROMQ) PARA PACIENTES SUBMETIDOS A URETROPLASTIA

Introdução e Objetivo

 A estenose de uretra é uma patologia comum que afeta principalmente os homens. O tratamento varia de acordo com as características de cada paciente e a avaliação dos resultados cirúrgicos se baseia em fatores objetivos, mas também no ponto de vista do paciente acerca dos resultados pós operatórios, especialmente em patologias com grande repercussão na qualidade de vida. Os PROMq (Patient-Reported Outcome Measure Questionnaire), Questionários de Medida de Resultado Relatado pelo Paciente, se mostraram úteis em demonstrar o benefício e satisfação percebidos pelos pacientes após intervenções cirúrgicas. O objetivo deste estudo é traduzir, fazer adaptação transcultural e validação para o  português-brasileiro do questionário de medida de resultado relatada pelo paciente submetido à uretroplastia (USSPROMq), criado e validado na língua inglesa por um grupo britânico.

 

Método

estudo transversal envolvendo coleta de dados nas consultas ambulatoriais pós operatórias de pacientes submetidos à uretroplastia com a equipe de Urologia Reconstrutiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Avaliação será feita em duas fases, uma qualitativa e outra quantitativa: a qualitativa, foi a tradução e adaptação transcultural, envolvendo traduções para o português -brasileiro, traduções reversas para o inglês, análise dessas versões que deram origem à versão pré final, que foi aplicada em 10 pacientes para ajustes de linguagem e semântica, dando origem à versão final do USSPROMbr. A fase quantitativa está em andamento e será a análise da versão final com critérios psicométricos bem estabelecidos, como confiabilidade - consistência interna e reprodutibilidade/ teste-reteste visando à validação do USSPROMbr.

 

Resultados

fase qualitativa, avaliação da versão pré final, apresentou como resultado 15 questões com média de clareza entre 9,8 e 10, sendo consideradas claras, e apenas uma questão com média de clareza de 7,6, sendo considerada pouco clara, exigindo alterações, conforme sugestões dos pacientes e reavaliação do grupo de pesquisa.  No momento, a versão final do questionário já está sendo aplicada nos pacientes com excelente aceitação e feedback. 

 

Conclusão

não existe ainda no Brasil a versão validada do USSPROM, um questionário muito útil na avaliação terapêutica de pacientes submetidos à uretroplastia. Com esse trabalho, viabilizaremos uma ótima  ferramenta visando a melhorias na assistência aos pacientes.

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KAROLINA BROCHADO JORGE, GABRIELA SILVEIRA VIANA, ANTONIO REBELLO HORTA GORGEN, ANDREI CARDOSO CENTENO, EDUARDO BRASIL RABOLINI, PATRIC MACHADO TAVARES, YNA SILVA RAMOS, DOUGLAS DA COSTA VANNI, RICARDO FIAD BIOLO, TIAGO ELIAS ROSITO