Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA EFICACIA DA ASSOCIAÇAO ENTRE DOXAZOSINA E SOLIFENACINA NA MELHORA DOS SINTOMAS RELACIONADOS AO CATETER DUPLO J: UM ENSAIO CLINICO PROSPECTIVO
Introdução e Objetivo
Os sintomas de duplo J apresentam impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes e a busca por intervenções terapêuticas eficazes é uma prioridade. Assim, a compreensão do impacto da presença do cateter ureteral na qualidade de vida do paciente se mostra fundamental. Várias classes de medicações utilizadas no alívio da sintomatologia desta população vem sendo estudadas, sem resultados consistentes. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia da associação doxazosina+solifenacina no alívio dos sintomas relacionados ao cateter em pacientes que tiveram ou não o ureter manipulado.
Método
Os pacientes submetidos a passagem de cateter duplo J foram divididos em 3 grupos: Grupo 1 – pacientes submetidos a manipulação ureteral por urolitíase; Grupo 2 – pacientes com compressão ureteral extrínseca devido neoplasias; Grupo 3 – pacientes com uropatia obstrutiva por causa infecciosa. Após 7 dias de cirurgia, foi aplicado o questionário de qualidade de vida padronizado (USSQ). Em pacientes com sintomatologia relacionada ao cateter, foi iniciada doxazosina 4 mg/dia e solifenacina 10 mg/d. Após 21 dias da cirurgia, foi reaplicado o questionário USSQ. Foi realizada análise estatística pelo teste Mann-Whitney e teste de Krus com o programa STATA 14.0.
Resultados
Neste estudo, o grupo 1 conta com 42 pacientes, o grupo 2 com 41 pacientes e o grupo 3 com 45 pacientes. No grupo 1, 30% dos pacientes necessitaram das medicações; no grupo 2, 33% e, no grupo 3, 26% necessitaram. No grupo 1, houve melhora significativa em 3 domínios do questionário: sintomas urinários, dores no corpo e desempenho profissional. Não houve diferença nos domínios de saúde geral, questões sexuais e problemas adicionais. No grupo 2, houve melhora significativa nos domínios de sintomas urinários, dores no corpo, desempenho profissional e problemas adicionais. Não houve diferença em saúde geral e questões sexuais. Já no grupo 3, a melhora ocorreu em sintomas urinários, dores no corpo, saúde geral e questões sexuais, sendo que não houve diferença em desempenho profissional e problemas adicionais. Na comparação inter-grupos, o uso das medicações não apresentou diferença significativa nos 3 grupos analisados.
Conclusão
A associação doxazosina+solifenacina é efetiva em melhorar sintomas urinários e dores no corpo, independente da causa da passagem do cateter. Já a melhora em saúde geral foi visto apenas em pacientes submetidos a passagem do cateter por causas infecciosas.
Área
Litíase / Endourologia
Instituições
DISCIPLINA DE UROLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FMABC - São Paulo - Brasil
Autores
GUSTAVO SANTANA DE LIMA, LUIZ ALEXANDRE VILLARES DA COSTA, MARIO HENRIQUE ELIAS DE MATTOS, MURILO CRELLIS CARVALHO, ANTONIO CORREA LOPES NETO, SIDNEY GLINA