39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

INFECÇAO DO TRATO URINARIO E COLONIZAÇAO BACTERIANA EM CATETER DUPLO J MEDIANTE TECNICA DE SONICAÇAO

Introdução e Objetivo

Introdução: A colonização bacteriana do trato urinário e do cateter duplo J acarreta um extenso número de complicações ao paciente. O diagnóstico de colonização do cateter é difícil, uma vez que técnicas de rotina não detectam com precisão os microorganismos aderidos em biofilmes.

Objetivos: Avaliar o potencial da sonicação na detecção da colonização bacteriana em cateter duplo J e os fatores de risco para colonização do dispositivo ureteral. 

Método

Estudo transversal observacional e analítico em que, durante a retirada de cateter ureteral foram solicitadas urocultura, cultura de ponta de cateter e sonicação de cateter duplo J para cada dispositivo. Os resultados foram reportados utilizando de média, caso a distribuição fosse normal, ou Mediana, caso ela fosse não normal. Para as variáveis qualitativas os valores de cada grupo foram expressos através de número absoluto (porcentagem do total).

Resultados

Foram realizadas 119 retiradas de cateter, sendo 75 do sexo feminino e 44 do sexo masculino. A causa da inserção de cateter foi na sua maioria por nefrolitíase seguida de ureterolitíase. 52 pacientes apresentavam comorbidades onde a mais prevalente foi a hipertensão arterial. Ao todo, 38 pacientes apresentavam cultura de urina positiva, onde as mulheres apresentavam maior número de casos positivos comparado aos homens: 34 (89%) vs. 3 (7,9%) (p<0,001). Em relação à manipulação prévia do trato urinário, a maioria das pessoas manipuladas (44,7%) também apresentou uma cultura positiva, em comparação a quem não foi manipulado (25,6%) (p=0,036). Duas principais bactérias foram identificadas na urocultura: Escherichia coli (50%) e Enterococcus faecalis (21,4%). Entre todas as análises, a cultura padrão do cateter distal teve a maior sensibilidade para detecção de bactérias e a técnica com menor sensibilidade foi a sonicação de fragmento proximal.

Conclusão

A utilização de cateter duplo J predispõe a infecção do trato urinário. Fatores relacionados ao paciente são relevantes para vulnerabilidade à colonização bacteriana, dentre elas a hipertensão arterial. Neste estudo, a cultura microbiológica do líquido obtido através da sonicação, em pacientes submetidos a esse exame, é um método inferior à cultura convencional da ponta do cateter para detecção de bactérias na colonização do cateter duplo J.

Área

Infecção

Instituições

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie - Paraná - Brasil

Autores

ADEMIR JOSE DE MOURA JUNIOR, PAULO EDUARDO DIETRICH JAWORSKI, GUILHERME SILVA MALHEIROS, SOAD BARK HAIDAR, VINICIUS DALLEDONE BITTAR, ALEXANDRE FAVRETTO PASTORELLO, CASSIO LAMBLET KATZER, EDUARDO VINICIUS BUTH SILVA