39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

AUMENTO DO COMPRIMENTO PENIANO COM O USO DE ONDAS DE CHOQUE DE BAIXA INTENSIDADE

Introdução e Objetivo

O aumento peniano é uma tema delicado e bastante frequente no consultório do andrologista ou especialista em medicina sexual. Não existe um consenso do que é "normal". Mas vários trabalhos científicos relatam que o comprimento peniano médio, deveria ser de 8 cm em flacidez e de 12 cm, em ereção. A circunferência peniana teria o diametro médio de 9 cm. Essa medida varia entre as diferentes etnias, diferentes idades, diferentes condições clínicas. Mas serve de base, para uma orientação e tomada de decisão. O objetivo do trabalho foi avaliar o aumento peniano alcançado com a utilização de Ondas de Choque de baixa Intensidade ( LiSWT), 

Método

Foram analisados dados antropométricos, de forma retrospectiva,  resultados de 176 pacientes submetidos ao tratamento por Ondas de Choque de baixa intensidade ( LiSWT). Os pacientes do grupo estudado,  estavam em tratamento com LISWT para melhora da Disfunção Erétil (DE) ou tratamento da Doença de Peyronie (DP). Todos os pacientes foram submetidos à 6 sessões consecutivas de LiSWT, com 9000 ondas focais. Todos os paciente fizeram uso de Tadalafila 5 mg, durante 3 meses. Os pacientes com DP, associaram o  uso de extensor peniano, conforme o nosso protocolo de tratamento de DP.  A medida das dimensões penianas foram realizadas na primeira sessão, na última sessão e após 3 meses da última, nesse momento, sem o uso de Tadalafila.

Resultados

Do total de 176 pacientes submetidos a LiSWT, 109 pacientes ( 61,93%) observaram aumento nas dimensões da haste peniana. Dos 109 pacientes que observaram aumento no cormprimento da haste, 21 ( 19,26%) pacientes aumentaram 1 cm em comprimento, 43 pacientes (39,44%) aumentaram 2 cm. Outros 32 pacientes ( 29,35%) com 3 cm e 13 pacientes ( 11,92%) com 4 cm, As medidas finais foram realizadas após 3 meses da primeira sessão de LiSWT e sem o uso de Tadalafila.  

Conclusão

O aumento peniano é tema controverso e sem um tratamento efetivo e isento de riscos. O uso de Ondas de Choque de baixa intensidade, utilizada para tratar DE e DP provavelmente por restabelecer a ereção peniana, estimulando o surgimento de novos vasos, promove o aumento do comprimento da haste peniana. Novos trabalhos deverão acompanhar por um período mais longo e com um número maior de pacientes, para confirmação desses dados iniciais.

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Instituto de Urologia & Andrologia - Minas Gerais - Brasil

Autores

LEONARDO ALVES, LEONARDO FILIPE DE SOUZA ALVES, PAULO ROBERTO LEONARDO DE HERNANDEZ JR