39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS COLATERAIS DA TERAPIA DE ONDAS DE CHOQUE DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PEYRONIE

Introdução e Objetivo

A Terapia de Ondas de Choque de Baixa Intensidade ( LiSWT) surgiu como uma alternativa para o pacientes com Doença de Peyronie (DP) para evitar o tratamento cirúrgico. A aplicação das ondas já havia sido utilizada anteriormente para o tratamento de cálculos renais. Naquele momento, a dúvida era se a energia usada para fragmentar os cálculos renais, não iriam lesionar a haste peniana? O objetivo do estudo é avaliar os efeitos colaterais do uso de LiSWT na tratamento da Doença de Peyronie.

Método

No período entre fevereiro de 2017 à janeiro de 2023, foram submetidos a LiSWT, 83 pacientes com DP. A idade dos pacientes variou entre 52 a 77 anos. Nesse estudo somente foram incluídos pacientes com curvatura peniana ou dor peniana, associado ao surgimento de nódulo na haste. Todos os pacientes foram submetidos ao mesmo protocolo, com aplicação de 6 sessões de LiSWT, semanais, com 9000 ondas. Todos os pacientes assinaram o termo de consentimento informado.

Resultados

Os pacientes submetidos a LiSWT não apresentaram efeitos colaterais, que justificassem interrupção do tratamento.. Do total de 83 pacientes tratados, todos relataram calor no local da aplicação, por até 24 horas após a última sessão. Dos 83 pacientes, 64 (77,07%) observaram aumento da espessura peniana, em relação ao início do tratamento. Não foi relatado dor, piora da curvatura inicial ou surgimento ou aumento da placa peniana.

Conclusão

As Ondas de Choque de baixa intensidade não apresentam efeitos colaterais que inviabilizem a realização do procedimento. Deve ser considerada uma alternativa terapêutica segura para o tratamento de Doença de Peyronie. Se faz necessário uma observação mais longa, com maior número de pacientes.

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Instituto de Urologia & Andrologia - Minas Gerais - Brasil

Autores

LEONARDO ALVES, LEONARDO FILIPE DE SOUZA ALVES