39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE REDUÇÃO DE CASOS DE PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) EM PACIENTES APÓS CIRCUNCISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Introdução e Objetivo

INTRODUÇÃO: A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é uma das principais causas relacionadas ao câncer de pênis. Compreender a relação entre circuncisão masculina e a redução da incidência de HPV é importante para reduzir as chances de tumores malignos no pênis, orientando a prática clínica e as políticas de saúde pública. OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo analisar a associação entre a circuncisão masculina e a redução no número de infecções por HPV em homens. 

Método

 MÉTODO: Realizou-se uma busca sistemática na base de dados Medline, por meio da Pubmed, na timeline de 10 anos (2013-2023), com os seguintes descritores: Male; circumcision; HPV e operador booleano “AND”, na língua inglesa. Acrescentou-se filtros como Free Full Text e Humans. A seleção final foi composta por 13 artigos, incluindo meta- análises, ensaios clínicos randomizados e relatos de caso.

Resultados

RESULTADOS: Foram analisados um total de 46 estudos, dos quais 13 foram incluídos nesta revisão de literatura, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão predefinidos. Todos os estudos observacionais incluídos apresentaram alta qualidade metodológica, enquanto os relatos de caso demonstraram baixo risco de viés. A associação entre circuncisão masculina e diminuição de casos de infecção pelo papilomavírus humano se mostrou verdadeira. Em um estudo, a prevalência de HPV ao longo de 24 meses foi menor no grupo circuncisão do que no grupo controle (cerca de 50% de diferença entre os dois grupos). Uma menor prevalência de HPV foi observada no grupo submetido à circuncisão em amostras da glande, mas não em amostras da diáfise. Outro estudo de meta-análise, por sua vez, sugere que a circuncisão reduz a prevalência de infecções genitais causadas por HPV, mas não indica evidência clara de que a circuncisão aumente a depuração do vírus na glande, evidenciando que mais estudos são necessários para que essa avaliação se faça de forma adequada. 

Conclusão

CONCLUSÃO: A circuncisão masculina reduz o risco de aquisição e reinfecção por HPV, todavia, há a necessidade de maior elucidação sobre a relação entre a circuncisão e a depuração de HPV na glande peniana.​

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital Santa Izabel- Santa Casa da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

VITOR LUCAS DE OLIVEIRA PEREIRA, SYRIA BEATRIZ PORTELA DARUB