Dados do Trabalho
Título
UMA REVISAO SISTEMATICA DA RELAÇAO ENTRE A DEFICIENCIA DE TESTOSTERONA EM HOMENS COM E SEM A DOENÇA DE PEYRONIE
Introdução e Objetivo
Introdução: A doença de Peyronie (DP) é ocasionada pela anormalidade na estrutura do colágeno da túnica albugínea peniana de etiologia incerta. A DP e a deficiência de testosterona (DT) surgem nos homens em semelhante período da vida. O que indica a correlação dos baixos níveis de testosterona poderiam ser um fator para desenvolvimentos de fibroses penianas. Objetivo: Avaliar de forma sistemática os principais estudos que associam os níveis séricos de testosterona com a doença de Peyronie.
Método
Métodos: Os procedimentos de busca foram executados nas bases de dados dos sites de buscas online PubMed, ScienceDirect, Scopus e Web of Science. A busca foi realizado em junho de 2023, sendo escolhido a lógica baseada em descritores controlados em Saúde em inglês “Peyronie” e Testosterone”, vinculados aos operadores booleanos (and/or). Incluindo artigos apresentaram a relação entre DP e DT. Foram identificados 381 estudos nas bases de dados e, dos quais 202 eram duplicatas, restando 179 artigos.A seleção dos artigos foi feita por pares e a revisão crítica dos estudos foi realizada, aplicando os critérios de inclusão através da leitura dos títulos, palavras-chave , resumos e por ultimo leitura íntegra dos nove arquivos selecionados.
Resultados
Resultados: No total dos nove artigos foram publicados avaliando a relação entre TD e PD. Foram selecionados 2658 indivíduos para estudo, sendo 654 portadores de DP e 2004 controle. Geral, as populações do estudo variaram de 24 a 1440 indivíduos. Os estudos foram cinco caso-controle prospectivo, dois transversais, um retro-estudo de coorte retrospectivo, e um ensaio clínico controlado randomizado. A maioria dos nove estudos selecionados, cinco deles, sustentam uma associação entre DP e DT, enquanto outros quatro não suportaram tal associação.
Conclusão
Conclusões: Há poucos estudos na literatura controlados para correlacionar níveis de T com a DP. Mas a maioria destes estudos demonstram uma relação que DT poderia estar relacionada a uma maior prevalência de DP. Entender a relação entre a DT e a DP poderia trazer grandes vantagens na avaliação, medidas preventivas e tratamento da DP. A literatura sobre o tema é fraca e conflitante sugerindo a necessidade de estudos maiores e mais robustos os quais esclareçam o papel de níveis de T no desenvolvimento, avaliação e tratamento de PD. Estudo em modelos com animais poderiam encontrar alguma resposta.
Área
Disfunção Sexual
Instituições
UFCG- Campus Patos - Paraíba - Brasil
Autores
ANTONIO GOMES DA COSTA SEGUNDO NETO, FERNANDO WANDERLEY XAVIER, HEITOR WANDERLEY DE SOUSA GOMES, MILENA NUNES ALVES DE SOUSA, ANTONIO ANTONIO FLÁVIO