39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SARCOMA DE BEXIGA COMO DIAGNOTICO DIFERENCIAL DE MASSA PELVICA EM PACIENTE RIM UNICO FUNCIONAL

Introdução e Objetivo

Os Sarcomas compõem um grupo heterogêneo de tumores malignos, derivados do mesoderma. O sarcoma é o tumor mesenquimal mais comum do trato genitourinário e mesmo assim é raro, representando cerca de 1% de todos os cânceres do trato urinário, e o de bexiga corresponde a 0,3%. Acomete, em sua maioria, os homems na 6ª década de vida. E em 75% confinados ao músculo da bexiga.

A raridade de sarcomas do trato urinário é o maior obstáculo para o esclarecimento clínico e evolutivo do tumor.

O objetivo é relatar um caso raro de ocorrência e contribuir com a literatura.

Método

Os dados apresentados neste estudo foram obtidos através de revisão do prontuário e revisão da literatura médica disponível sobre casos semelhantes.

Resultados

Paciente masculino, 78 anos, rim único funcional a direita, com relato de dor em andar inferior de abdome associado à disúria e diminuição do jato urinário há aproximadamente 3 dias. Na admissão foi evidenciado hidronefrose associada a elevação de escórias nitrogenadas, sem sinais de urgência dialítica. Foi submetido a cistoscopia de urgência com achado de bexiga trabeculada com presença de grande abaulamento vesical em assoalho e fundo que alterava a conformação anatômica vesical impedindo a visualização do meato ureteral. Foi então realizada nefrostomia direita para manejo de lesão renal e término de investigação diagnóstica. Realizou investigação radiológica com achado de nodulação heterogênea com focos de necrose/liquefação de permeio, na pelve à direita, adjacente ao músculo obturador interno, sem clivagem com a parede vesical adjacente, medindo ao menos 6,7 x 6,0 x 3,6cm, estenosando o ureter local e determinando leve ureterohidronefrose a montante, associado a borramento dos planos adiposos marginais, sugerindo infiltração, com padrão compatível com linfonodomegalia metastática. No estadiamento não foi evidenciado acometimento extra regional. Foi submetido a laparotomia exploradora com ressecção de massa retrovesical, em bloco, com cuff de assoalho vesical e reimplante ureteral a direita. O resultado histopatológico da biopsia evidenciou sarcoma de alto grau com extensas áreas de necrose, infiltração de parede ureteral, de tecido adiposo perivesical e margens cirúrgicas livres. Paciente, então, segue em seguimento oncológico após realização de quimioterapia adjuvante.

Conclusão

Com este relato conclui-se que o sarcoma de bexiga pode se apresentar de forma atípica aos tumores de bexiga, demonstrando a importância da documentação desses casos para o avanço no entendimento fisiopatológico e terapêutico. A identificação precoce e o tratamento adequado são cruciais para melhorar as perspectivas de saúde e qualidade de vida dos pacientes afetados por rara entidade etiológica. Além disso, estudos adicionais e a colaboração da comunidade médica são fundamentais para fornecer informações valiosas sobre essa rara condição e aprimorar as opções de tratamento disponíveis.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital de Base Ary Pinheiro - Rondônia - Brasil

Autores

TAIANE ROCHA CAMPELO, AIRTON FALQUETI JUNIOR, RAPHAELA' DE ALMEIDA GAZZOLI, GABRIEL BOFANTE SCARPA VASCONCELLOS, LETICIA MATIAS SAMPAIO, MIRIAM PANIZ LEAL, VANDERLEI PEREIRA LIMA, RANNYERE MATIAS SAMPAIO, DIEGO ESCOBAR, ALEXANDRE BATISTA FALQUETI