39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TRADUÇAO, ADAPTAÇAO TRANSCULTURAL E VALIDAÇAO DO INSTRUMENTO DE TRIAGEM INICIAL PARA PROBLEMAS PSICOLOGICOS NA ENURESE PARA USO NO BRASIL (SSIPPE-BR)

Introdução e Objetivo

A enurese é comum e acomete cerca de 15% das crianças aos sete anos. A taxa de distúrbios psicológicos/psiquiátricos, clinicamente relevantes, é de 20% a 30%, impactando diretamente na adesão à terapia. O Short Screening Instrument for Psychological Problems in Enuresis (SSIPPE) é um instrumento de rápida aplicação e fácil interpretação que permite a triagem inicial dessas comorbidades.

Método

Seis etapas foram realizadas para tradução e adaptação transcultural: tradução, síntese das traduções, tradução reversa, preparação da versão pré-final do instrumento traduzido, teste de compreensibilidade da versão pré-final do instrumento (aplicado a 40 pessoas recrutadas aleatoriamente) e elaboração do instrumento adaptado transculturalmente para o Brasil. Para a validação do SSIPPE, foi utilizada a versão brasileira validada do Child and Adolescent Behavior Inventory (CABI). 

Resultados

A validação foi realizada em 127 pacientes, com idade média de 9,7 ± 2,8 anos, 48% do sexo masculino. A consistência interna foi estimada pelo alfa de Cronbach, para a escala total, e cada domínio variou de 0,86 a 0,89, indicando boa consistência interna. Para a análise fatorial foi criado o gráfico "scree plot" e, a partir dele, foi desenvolvido o modelo com três fatores e 13 itens. Nenhum item teve carga fatorial reduzida (inferior a 0,40) e precisou ser excluído. Destaca-se que o modelo padrão, por análise fatorial, apresentou bom ajuste, segundo a estatística Kaiser Meyer Olkin (KMO) (0,755) e teste de Bartlett (<0,001) e especificou 70,5% da variabilidade dos dados. Portanto, os resultados foram idênticos ao modelo teórico. Nenhum item teve carga fatorial inferior a 0,4. Na análise de reprodutibilidade (87% da amostra), o coeficiente Kappa variou de 0,94 a 1. Houve transferência altamente significativa (p<0,001) e direta (coeficientes positivos) entre os três domínios do SSIPPE e todos os domínios do CABI avaliados. Cento e onze indivíduos foram avaliados na análise de teste e reteste (87,4% da amostra original). Dentre os itens de domínio problemas emocionais, a avaliação do coeficiente kappa, na amostra total, variou entre 0,96 e 1. Entre os itens do domínio sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, a concordância foi 100%.

Conclusão

O SSIPPE-Br, demonstrou ser ferramenta confiável para triagem inicial rápida de problemas psicológicos para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com enurese, cuja primeira língua é o português do Brasil. 

Área

Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

GLAUCIA CRISTINA MEDEIROS DIAS, MONICA MARIA DE ALMEIDA VASCONCELOS, ELEONORA MOREIRA LIMA , JOSÉ MURILLO BASTOS NETTO, DEBORA MARQUES DE MIRANDA, ANA CRISTINA SIMÕES E SILVA, JANAINA MATOS MOREIRA, FLÁVIA CRISTINA CARVALHO MRAD