39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

NOVO DISPOSITIVO PARA ESVAZIAMENTO VESICAL INTERMITENTE EM CRIANÇAS E ADULTOS: ACOMPANHAMENTO DE LONGO PRAZO

Introdução e Objetivo

O esvaziamento vesical é um desafio significativo para a comunidade urológica, sendo a cateterização intermitente o método mais amplamente utilizado para restaurar este mecanismo. No entanto, esse procedimento pode acarretar impactos negativos na autoimagem dos pacientes, resultando em uma declínio na qualidade de vida. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a funcionalidade de um novo dispositivo, denominado SVCATH3D, para o esvaziamento intermitente e controlado da bexiga em indivíduos de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Acredita-se que o uso desse dispositivo possa ser efetivo e gerar um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.

Método

Foi conduzido um ensaio clínico randomizado com 251 pacientes, com diferentes condições vesicais, de março de 2013 a janeiro de 2023. Após a randomização, os pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo I (SVCATH3D) e Grupo II (Cateterização Intermitente Limpa). O desfecho primário foi definido como o impacto na qualidade de vida. Os dados sobre episódios de infecção do trato urinário, efeitos adversos, número de fraldas utilizadas e custos do tratamento foram analisados.

Resultados

A aplicação do SVCATH3D foi realizada em regime ambulatorial, sem complicações durante os procedimentos. Os pacientes foram acompanhados por 10 anos. Houve uma melhora significativa na qualidade de vida ao comparar os momentos antes e após o uso do SVCATH3D (p < 0,001), assim como houve uma redução significativa no número de episódios de infecção do trato urinário (p < 0,001), ausência de efeitos adversos graves e uma redução no número de fraldas ou protetores diários.

Conclusão

O estudo utilizando o SVCATH3D apresentou resultados promissores em relação à funcionalidade, demonstrando uma melhora na qualidade de vida com uma redução nos episódios de infecção urinária e na quantidade de fraldas utilizadas por dia. Isso nos permite concluir que o SVCATH3D pode representar um passo importante no tratamento de pacientes que sofrem de diversos problemas vesicais, tanto incontinência quanto problemas de esvaziamento.

Área

Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Pernambuco - Brasil

Autores

Felipe Ramalho de Morais, SALVADOR VILAR CORREIA LIMA, HERON OLIVEIRA SCHOTS, PAULO ANDRÉ ARAÚJO ALVES, EUGENIO SOARES LUSTOSA, DANIEL COSTA CAVALCANTE ARAGÃO, FERNANDA CAMILA FERREIRA DA SILVA CALISTO, FLAVIA CRISTINA MORONE PINTO, FÁBIO DE OLIVEIRA VILAR