39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE RETROSPECTIVA DA POSITIVIDADE DOS NOMOGRAMAS DE BRIGANTI E MEMORIAL SCORE APLICADOS AOS PACIENTES DO HOSPITAL CENTRAL DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SAO PAULO DURANTE O PERIODO DE 2017 E 2022

Introdução e Objetivo

Introdução: O câncer de próstata - segundo câncer mais prevalente em homens – é uma doença que cursa com proliferação anormal do tecido glandular prostático e pode evoluir com metástases, principalmente em ossos e linfonodos. Para avaliar o risco de disseminação para os linfonodos pélvicos, os nomogramas de Briganti e Memorial podem ser utilizados. Atualmente, todos os pacientes são estratificados de acordo com os nomogramas para avaliar o risco de comprometimento linfonodal e, então, submetidos a linfadenectomia estendida. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a correlação entre o risco de disseminação linfonodal definido pelos nomogramas de Briganti e Memorial score, além de avaliar a prevalência de lesões de acordo com as escalas de Gleason e ISUP.

Método

Este estudo foi aprovado pelo CEP sob o protocolo 5.464.906. Foi realizada a análise retrospectiva de prontuários de pacientes submetidos à prostatectomia radical com linfadenectomia no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo entre 2017 e 2022. Foram feitas análises de variáveis contínuas, descritas por média ± desvio padrão, e categóricas, expressas em porcentagem. O teste de Spearman foi feito para analisar a correlação.

Resultados

Foram avaliados dados de 97 pacientes com idade média de 66,9 (±6,3) anos. As lesões de grau 2, foram detectadas em 48,5% dos casos (Tabela 1) e 3,1% (3) dos pacientes apresentaram metástase à distância. Foi observada uma correlação positiva e significativa (p<0,0001) entre os nomogramas Briganti e Memorial (Figura 1). 

Conclusão

As lesões mais encontradas nos pacientes avaliados foram de grau 2 cujos aspectos histológicos e clínicos são compatíveis com lesões de prognóstico favorável com intervenções precoces. Os nomogramas Briganti e Memorial apresentam uma forte associação entre eles, portanto, scores elevados em qualquer uma dessas análises, indicam casos de rápida disseminação linfonodal.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

ESTER SU JUNG YI, RAFAEL ERNST GRUNEWALD, LAÍSE MARINE MOURA DE SOUSA , FABIANA TOLEDO BUENO PEREIRA, RONI DE CARVALHO FERNANDES, LUIS GUSTAVO MORATO TOLEDO