Dados do Trabalho
Título
PROSTATECTOMIA ROBO-ASSISTIDA – ABORDAGEM POSTERO-LATERAL COM PRESERVAÇAO DO COMPLEXO PUBOVESICAL
Introdução e Objetivo
A cirurgia robótica tem permitido abordagens cada vez mais preservadoras na prostatectomia, visando, além do resultado curativo, manutenção da funcionalidade. Diversas técnicas foram descritas e o objetivo deste vídeo é demonstrar uma abordagem cirúrgica que consiste na a dissecção prostática inicialmente pela porção póstero-lateral da próstata anteriormente a abertura do colo vesical com preservação do complexo pubovesical.
Método
Paciente de 63 anos, com adenocarcinoma de próstata diagnosticado em exame de rastreamento. Na RNM apresentava lesão PI-RADS 4 em região lateral media direita, ISUP 2, restrita a próstata, cujo tamanho estimado era de 80g. Submetido a prostatectomia robô-assistida através da técnica por abordagem póstero-lateral: dissecção iniciada pelas vesículas seminais e deferentes, face posterior e apical da próstata, seguida de dissecção lateral e anterior, com preservação de feixe neuro vascular e complexo pubovesical, sendo a abertura de colo vesical ao final da dissecção.
Resultados
A cirurgia transcorreu sem intercorrências sendo possível a realização do acesso póstero-lateral com preservação com complexo pubovesical. O tempo de console foi de 70 minutos, e o sangramento intra operatório de 200ml. O paciente recebeu alta no dia seguinte ao procedimento, teve sua sonda retirada após 1 semana e apresentou continência imediada com preservação total de função erétil,
Conclusão
A abordagem póstero-lateral requer domínio anatômico e treinamento avançados, porém trata-se de técnica reprodutível, conferindo resultados oncológicos seguros e resultados funcionais muito satisfatórios devido à maxima preservação das estruturas anatômicas originais.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
Hospital Vera Cruz - São Paulo - Brasil
Autores
CELENE BENEDITI BRAGION, SANDRO MENDONCA FARIA, JOAO VICTOR OLIVEIRA CAPRINI, PABLO LEONARDO TRAETE, THIAGO FAGUNDES NUNES, ROBERTO ROCHA BRITO BRESLER, MAURICIO DENER CORDEIRO