39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

INCONTINENCIA URINARIA EM ATLETAS DO ESPORTE PARALIMPICO DO SEXO MASCULINO

Introdução e Objetivo

O esporte paralímpico é uma prática esportiva adaptada para pessoas com deficiências. A exposição à sobrecarga de treinamento e competições deixa os atletas suscetíveis a problemas de saúde no esporte. Dentre esses, podem ocorrer problemas urinários. A Incontinência Urinária é definida como toda e qualquer perda involuntária de urina, sendo classificada em: Incontinência Urinária de Esforço (IUE) que é a perda involuntária de urina desencadeada pelo aumento de pressão abdominal, como no momento de tosse, espirro e pratica de exercício; Incontinência Urinária de Urgência (IUU) definida como perda de urina acompanhada ou precedida de urgência; e Incontinência Urinária Mista (IUM) perda de urina involuntária em associação aos sintomas de esforço e urgência. O objetivo do estudo é verificar a presença e a severidade da Incontinência Urinária em atletas do sexo masculino do esporte paralímpico.

Método

Estudo observacional de caráter transversal quantitativo e descritivo, realizado com atletas do esporte paralímpico em 8 modalidades (vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de amputados, paratletismo, natação, parabadminton, tênis de mesa). A coleta de dados foi por meio de  formulários eletrônicos. Foram coletados dados: sociodemográficos; dados esportivos e da deficiência; uma pergunta sobre letramento em saúde; e o International Consultation on Incontinence Questionnaire-Short Form (ICIQ-SF). Os dados foram tabulados e realizada a análise descritiva.

Resultados

Participaram deste estudo 42 homens, com deficiência física, com média de idade em 33±10,7 anos. Nenhum dos participantes relatou presença de ostomias, entretanto 26% usam sonda vesical de alívio. Baseado no questionário, 22 participantes não apresentam incontinência urinária e 20 apresentam sendo 50% IUM, 20% IUU, 10% IUE e 20% sem classificação. Dos que apresentam incontinência urinária, a severidade foi distribuída em 10% leve, 35% moderada, 45% severa e 10% muito severa.

Conclusão

 47% dos atletas paralímpicos apresentaram sintomas de IU, sendo a IUM a mais presente e a severidade de moderada à severa.  

Área

Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

CARLA IASMIN LIMA LEMOS, PEDRO RENAN NASCIMENTO BARBOSA, LORENA JARID FREIRE DE ARAÚJO, MARÍLIA PASSO MAGNO E SILVA