39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TENDENCIA DO CANCER DE TESTICULO NO BRASIL: REFLETINDO SOBRE O PRESENTE E PLANEJANDO O FUTURO

Introdução e Objetivo

O câncer de testículo é a neoplasia mais comum em homens jovens em idade reprodutiva, sendo que 80% dos óbitos ocorrem em países em desenvolvimento, o que chama atenção para o Brasil. Assim, o objetivo foi analisar a tendência temporal da incidência e da mortalidade por câncer de testículo no Brasil de 2013 a 2021.

Método

Estudo de séries temporais da incidência e mortalidade por câncer de testículo no Brasil e macrorregiões com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade e do Painel Oncologia, mediante o uso da regressão Joinpoint com coeficientes de incidência e mortalidade ajustados por idade e adoção p-valor de 0,05.

Resultados

Houve 12.311 casos e 3.457 óbitos durante o período analisado, dos quais a maioria foi no Sudeste. Os estados brasileiros com maior número de casos foram São Paulo (26,6%), Rio Grande do Sul (13,4%) e Paraná (12,2%). Igualmente, obtiveram o maior número de óbitos, correspondendo a 27,1%, 11,7% e 9,4%, respectivamente. As maiores prevalências foram observadas na faixa etária de 20 a 29 anos tanto de casos (36,32%), quanto de óbitos (32,7%). A incidência média observada no Brasil foi de 1,33 casos/100 mil habitantes, enquanto a de mortalidade foi de 0,37 casos/100 mil habitantes, sendo que as séries de incidência e de mortalidade estão na figura 1. As tendências de incidência no país são crescentes, com maior variação no Norte (14,9%) e menor no Sul (8,8%), a tendência da mortalidade é predominantemente estacionária, as demais tendências estão na tabela 1. Para o Brasil, projeta-se um coeficiente de incidência de 3,1 casos/100 mil habitantes e de mortalidade de 0,5 óbitos/100 mil habitantes até 2026.

Conclusão

Portanto, as tendências majoritariamente crescentes indicam prevalência nos padrões de exposição a fatores de risco, bem como a necessidade de estudos para melhor compreensão e desenvolvimento de estratégias mais eficazes de prevenção e de controle do câncer de testículo.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

RAFAEL CUNHA DE ALMEIDA, ANA LUIZA NEPOMUCENO SAMPAIO, DAVID FONSECA LIMA , ALESSANDRO VIDAL DE OLIVEIRA, FELIPE EDUARDO ANDRADE SOUSA, NILO CESAR RAIOL DE LIMA, ISABELA NASCIMENTO DUARTE RODRIGUES, JOÃO VICTOR SANTOS MACEIÓ DA GRAÇA, BRUNO EMMANUELI DE OLIVEIRA SILVA, RUI WANDERLEY MASCARENHAS JUNIOR