39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

CORREÇAO DE FISTULA VESICO VAGINAL COMPLEXA POR ROBOTICA

Introdução e Objetivo

A fístula vésico-vaginal (FVV) é uma complicação importante relacionada à procedimentos cirúrgicos (histerectomia), radioterapia pélvica e trabalho de parto prolongado. Nosso objetivo é demonstrar de forma didática os principais tempos desta cirurgia e as vantagens inerentes de sua realização por via robótica.

Método

É realizada cistoscopia com passagem de cateteres duplo J nos meatos ureterais, cateterização da fístula e colocação de tampão vaginal. Posicionamento do robô Da Vinci Xi, dissecção da vagina e da bexiga, seguida de sutura em dois planos de cada defeito e por fim, interposição de flap de omento entre as linhas de sutura.

Resultados

Apresentamos duas correções de FVV complicadas e recidivadas após histerectomia e sangramento após trabalho de parto.  O tempo de internação foi de 24h, com permanência com sonda de foley por 14 e 21 dias. Foi realizada cistografia antes da retirada da sonda e os cateteres duplo J retirados após 60 dias.

Conclusão

As FVV são complicação importante em mulheres após procedimentos cirúrgicos ou radioterapia e representam fonte de morbidade e comprometimento da qualidade de vida.  A correção de FVV por robótica é realizada com segurança e as pacientes apresentam pronta recuperação pós-operatória.

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

Hospital Santa Marcelina - São Paulo - Brasil

Autores

ANTONIO JOSE FONSECA DA ROCHA JUNIOR, JOSÉ CARLOS DA CUNHA JÚNIOR, MARCOS FRANCISCO DALL'OGLIO, JORGE CHAGOURI OCKÉ JÚNIOR, JOSÉ AUGUSTO FARIAS DA SILVA JÚNIOR, ANDRÉ HENRIQUE TERUAKI KATO, FREDERICO ABREU AZZI, PEDRO HENRIQUE SIMAS ALVARES, GABRIELA MENDONÇA GUBEL, JOÃO VICTOR FABRIS ALMEIDA