39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

PREDITORES DE RESPOSTA COM USO DE CITRATO DE CLOMIFENO EM HOMENS COM DISTURBIO ANDROGENICO DO ENVELHECIMENTO MASCULINO (DAEM)

Introdução e Objetivo

O DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino) é caracterizado pela redução dos níveis séricos de testosterona acompanhado de sintomatologia do hipogonadismo, sua prevalência tem aumentado nas últimas décadas, principalmente entre indivíduos com mais de 40 anos. Os sintomas do hipogonadismo, como a baixa libido, têm um impacto significativo na qualidade de vida desses pacientes. O citrato de clomifeno tem sido considerado como uma alternativa na terapia de reposição de testosterona, sem comprometer a função testicular. Este estudo tem como objetivo avaliar a resposta bioquímica, incluindo a avaliação do perfil hormonal completo, bem como a sintomatologia de baixa libido após um ciclo de citrato de clomifeno (CC).

Método

Realizamos um estudo prospectivo com homens diagnosticados com hipogonadismo, que apresentavam sintomas e níveis de testosterona total entre 300-400 ng/dL, sem tratamento prévio. Os pacientes foram selecionados entre os meses de janeiro a junho de 2023. Coletamos dados gerais, como idade, índice de massa corporal (IMC) e perfil hormonal (LH, estradiol, testosterona total e livre, estradiol e SHBG), além de avaliar a sintomatologia com um questionário específico de libido (ADAM). A resposta ao tratamento com clomifeno foi avaliada tanto laboratorialmente quanto por meio de uma nova aplicação do questionário. Utilizamos um modelo de regressão linear ajustado por idade e IMC para calcular a relação com a resposta clínico-laboratorial.

Resultados

Um total de 20 homens, com idade média de 55,7±11,6 anos, foram acompanhados por um período de 6 meses. Dentre esses, foi observado que 3 eram portadores de diabetes mellitus, e a média do IMC foi de 28,7±3,1kg/m². Houve um aumento significativo nos níveis de testosterona total (TT), com uma média de aumento de 218.4±85 ng/dLapós a primeira medida de 6 meses. Os preditores de resposta ao aumento desses níveis foram os valores de hormônio luteinizante (LH) e estradiol.

Conclusão

O tratamento com citrato de clomifeno se mostrou seguro e eficaz no tratamento com homens em estado de hipogonadismo, principalmente ao avaliar preditores de resposta como níveis de LH, estradiol e IMC. Enquanto isso a sintomatologia de baixa libido foi correlacionada com melhora após 6 meses.

Área

Disfunção Sexual

Instituições

HOSPITAL MILITAR DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

MATHEUS MARQUES PAULO NETO, RUBENS PEDRENHO NETO, CASSIANO DONIZETTI DE OLIVERIA, MICKAEL SÁVIO OLIVEIRA BALDUINO, JOÃO DE ALCÂNTARA CHELONI, RAFAEL TSUTOMU YADOYA , ANDRÉ LUIZ MANTOVANELI FERREIRA, VINICIUS MENEGUETTE, HENRIQUE CUNHA VIEIRA, RODRIGO PERRELLA