39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ADEQUAÇAO DOS CRITERIOS MORFOLOGICOS DE WIENEKE (AFIP®) NO TUMOR DA CORTICAL ADRENAL PEDIATRICO

Introdução e Objetivo

O carcinoma cortical adrenal pediátrico (CCAp) é um tumor maligno e raro, porém com incidência no Brasil até 18 vezes superior à dos demais países. O diagnóstico histológico dos tumores da cortical adrenal (TCA) ainda encontra dificuldade para definir o comportamento clínico maligno/benigno desses tumores. Os critérios de Wieneke, também denominados Armed Forces Institute of Pathology (AFIP®), são os melhores para a população pediátrica. Entretanto, AFIP não atingiu 100% de sensibilidade para definição do comportamento clínico maligno em uma das maiores séries de pacientes recentemente publicada. Os critérios, peso (> 400g) e o tamanho (> 10,5cm) utilizados pela AFIP para definição do comportamento clínico do TAC pode ser exagerado para crianças menores de 3 anos, faixa etária mais prevalente da doença. O objetivo deste trabalho é ajustar o critério peso e tamanho do tumor para melhorar a sensibilidade do mesmo.

Método

Revisão dos prontuários de 55 crianças/adolescentes, ao longo de 35 anos (1975-2010), com seguimento pós-operatório mínimo de 12 meses. Para determinar o comportamento clínico maligno/benigno dos TACs, as amostras foram processadas e revisadas por dois patologistas experientes considerando os critérios histológicos de Wieneke para TCA pediátrico. Depois disso, apenas os critérios peso e tamanho, entre os outros, foram ajustados, e verificada novamente a sensibilidade do método. 

Resultados

A maioria dos pacientes era do sexo feminino, 38 (69,1%) e crianças, 50 (90,9%), com mediana de idade de 3 [1-5] anos. Dos 55 pacientes, 16 (29,1%) apresentaram comportamento clínico maligno, sendo que em 15 (93,8%) identificou-se este comportamento. Entre os 39 com comportamento clínico benigno, observou-se o mesmo em 28 (71,8%). Ajustando o critério de peso de > 400 g a
≥ 250 g, tamanho de > 10,5 cm a ≥ 7 cm, e mantendo os demais, considerando o escore de ≥ 4 para malignidade, todos os 16 pacientes que apresentaram comportamento clínico maligno foram identificados, elevando a sensibilidade do método para 100% na presente amostra.

Conclusão

O ajuste nos critérios peso e tamanho, elevou a sensibilidade dos critérios histopatológicos de Wieneke (AFIP) de 93,8% para 100% em identificar CCAp.

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

HEITOR RAMOS RUELLAS, ANDREY GARCIA ESTEVANATO, SILVIO TUCCI JUNIOR, SONIR ROBERTO RAUBER ANTONINI, LIVIA MARA MERMEJO, VALDAIR FRANCISCO MUGLIA, FERNANDO CHAHUD, JOSE DE BESSA JUNIOR, CARLOS AUGUSTO FERNANDES MOLINA