39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

NEFROLITOTRIPSIA PERCUTANEA VIDEO ASSISTIDA PARA LITIASE EM RIM EM FERRADURA

Introdução e Objetivo

O rim em ferradura é a anomalia de fusão renal mais comum, com uma incidência de 0,25% na população. Caracteriza-se pela fusão dos rins nos pólos inferiores, além de uma inserção mais lateralizada e alta dos ureteres, o que dificulta a drenagem de urina pelo sistema coletor, favorecendo, assim, a formação de cálculos urinários. Em pacientes com rim em ferradura, a nefrolitotripsia percutânea vídeo assistida pode ser recomendada como a primeira linha de tratamento de cálculos urinários, haja vista sua boa taxa de remoção de cálculos, bem como o baixo número de complicações.

OBJETIVO: O objetivo deste vídeo é demonstrar a técnica da nefrolitotripsia percutânea vídeo assistida para o tratamento dos cálculos renais em paciente com rim em ferradura, realizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz / UPE.

Método

Mostrar a técnica cirúrgica utilizada para o tratamento de um paciente, com 62 anos, atendido com queixa de dor lombar crônica. Tomografia mostrou rim em ferradura, com dilatação pielocalicial à direita e cálculo não obstrutivo no cálice superior direito, medindo 2,4cm (1300UH). Indicada a nefrolitotripsia percutânea com videolaparoscopia. Iniciado pela cistoscopia com passagem de fio guia por ureter direito, seguido do cateter ureteral. Reposicionamento do paciente e introdução de portais de laparoscopia padrão para nefrectomia direita. Liberação de cólon e gordura em face anterior do rim direito até identificação de parênquima renal. Pilografia ascendente, identificando cálices renais à direita e cálculo ocupando pelve renal. Punção em flanco direito com agulha de chiba guiado por radioscopia e por visão direta por laparoscopia, até cálice renal superior, seguido de passagem de fio guia hidrofílico e dilatação guiada por radioscopia e laparoscopia,até até 30fr, seguido de passagem de bainha de Amplatz 30fr, sem intercorrências. Realizada nefroscopia com identificação e tripsia total de cálculo que ocupava pelve e cálice inferior, com litotridor balístico.

Resultados

Paciente evoluiu clinicamente bem e recebeu alta sem sonda vesical e sem nefrostomia. Retornou ao ambulatório após 30 dias, sem queixas. Como controle foi solicitado uma ultrassonografia de abdome, que mostrou apenas micro cálculos no rim direito.

Conclusão

Assim como descrito na literatura, pudemos ver que a nefrolitotripsia percutânea vídeo assistida trás ótimos resultados ao paciente com rim em ferradura. Também, podemos constatar que é possível ofertar o padrão ouro em tratamento de cálculos urinários em hospital universitário do SUS.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO OSWALDO CRUZ - Pernambuco - Brasil

Autores

CARLOS ANTONIO DE SOUZA FILHO, VINÍCIUS PEIXOTO DE SIQUEIRA DE LEMOS LINS, GUILHERME JOSÉ ALENCAR AMORIM, FRANCISCO JOSÉ CARDOSO CAVALVANTE, RAFAEL DE ALBUQUERQUE PEREIRA DE OLIVEIRA , REYNALDO CONCEIÇÃO DE SOUZA, LUÍS AUGUSTO IRINEU AGUIAR RAMOS, DAVID ROMEIRO VICTOR, ARTHUR DOS SANTOS SENA, JARYS BORGES CABRAL JUNIOR