39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS NOS PARAMETROS SEMINAIS APOS EMBOLIZAÇAO DA ARTERIA PROSTATICA NA HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGNA.

Introdução e Objetivo

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica comum, presente em até 25% dos homens com mais de cinquenta anos. A maioria dos tratamentos para essa doença, desde intervenções farmacológicas até cirúrgicas, tem um grande impacto na função ejaculatória e pode levar a uma diminuição da fertilidade em homens com desejo reprodutivo. A embolização da artéria prostática (EAP) é uma nova modalidade de tratamento que mostrou, em estudos recentes, ter um impacto menor na função ejaculatória.

 Nosso objetivo foi analisar os parâmetros da análise seminal antes e após a EAP no tratamento da HPB.

Método

Realizamos um estudo de coorte retrospectivo em dez pacientes com HBP tratados com Embolização de Artéria Prostática (PAE) no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, comparando os dados da Análise Seminal antes e após o tratamento.

 

Resultados

Resultados: Os parâmetros seminais antes e após o tratamento foram relativamente estáveis, conforme segue: Volume (43,80 +/- 1,50 e 43,45 +/- 0,93 p=0,55), Concentração (56,74 +/- 36,49 e 36,49 +/- 43,10 p=0,6074), Motilidade total (1,56 +/- 20,41 e 0,89 +/- 13,58 p=0,06), Morfologia rigorosa de Kruger (7,90 +/- 2,24 e 0,32 +/- 1,48 p=0,75).

Conclusão

O presente estudo mostra que a embolização da artéria prostática pode ser uma opção viável para HBP em homens que necessitam de tratamento e desejam preservar a fertilidade e a função ejaculatória, pois há uma tendência de manter parâmetros normais. Mais estudos com um número maior de pacientes ainda são necessários.

Área

Infertilidade

Instituições

HC FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

IGOR VALENTE COIMBRA, JOAO PAULO GRECO, PEDRO ZANDONA, DAVI VISCHI PALUELLO, FRANCISCO CESAR CARNEVALE, ALBERTO AZOUBEL ANTUNES, EDUARDO PATO, BRUNO NASCIMENTO, JORGE HALLAK, MARCELO SIGNORELLI COCUZZA