39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ADENOMECTOMIA ROBO-ASSISTIDA: EXPERIENCIA INICIAL COM NOVA PLATAFORMA HUGO RAS.

Introdução e Objetivo

A cirurgia robótica já está bem estabelecida para procedimentos cirúrgicos urológicos. Com a chegada da plataforma HUGO RAS, surge uma perspectiva de viabilizar as cirurgias com custos mais baixos. Porém ainda é, em nosso país, uma plataforma desconhecido pela maioria dos cirurgiões. Este vídeo tem por objetivo demonstrar a experiência inicial com a plataforma para realização de uma adenomectomia robótica.

Método

Paciente de 62 anos, com LUTS refratário a terapia medicamentosa. Na ressonância pré-operatória foi evidenciada próstata com 80g, sendo então proposta adenomectomia robô assistida.Paciente foi posicionado em Trendelemburg, realizado docking robótico com 4 braços robóticos e 2 trocar videolaparoscópicos para o auxiliar. As pinças robóticas utilizadas foram: tesoura, Maryland, Cadiere e Porta-agulhas. 

Resultados

O tempo para o docking foi de 7 minutos, e o tempo de console foi de 90 minutos e o sangramento inferior a 200ml. O procedimento transcorreu sem intercorrências, sendo realizado com a técnica habitualmente utilizada pela nossa equipe.

Conclusão

A prostatectomia é factível através da nova plataforma robótica, de maneira segura e sem complicações inerentes a tecnologia. Porém por se tratar de uma nova ferramenta, requer treinamento e adaptação da equipe, além de maior série de casos para avaliação conclusiva de desfecho.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

CELENE BENEDITI BRAGION, SANDRO MENDONÇA FARIA, JOAO VICTOR CAPRINI OLIVEIRA, THIAGO FAGUNDES NUNES, PABLO LEONARDO TRAETE, ROBERTO ROCHA BRITO BRESLER, MAURICIO DENER CORDEIRO