Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇAO DE APLICATIVO DE SMARTPHONE PARA SEGUIMENTO DE CATETERES URETERAIS
Introdução e Objetivo
A derivação urinária interna com cateter duplo J é um dos procedimentos urológicos mais comuns e possui diversas utilizações. Sua retirada é simples, porém cateteres retidos por tempo prolongado podem causar complicações, aumentando a morbidade e elevando o custo associado ao tratamento. Para prevenir o atraso na retirada dos cateteres, diversos métodos foram desenvolvidos, sendo o mais recente o aplicativo de Smartphone. O objetivo do estudo é desenvolver um aplicativo para controle dos cateteres duplo J implantados e retirados pela equipe de Urologia – UNICAMP. Serão avaliadas as características clínicas dos pacientes submetidos ao procedimento, assim como o impacto que a utilização do aplicativo determina sobre as taxas de atraso na retirada dos cateteres e de complicações urológicas associadas, comparando com a literatura atual.
Método
Estudo longitudinal, prospectivo e observacional. Foram incluídos 203 pacientes submetidos à passagem e retirada de cateter Duplo J, entre Setembro/2020 e Setembro/2021, pela Urologia-UNICAMP. Realizada análise estatística da amostra em relação às características clínicas dos pacientes, avaliando a influência do aplicativo na taxa de atraso na retirada do cateter, para comparação com literatura atual.
Resultados
Foram analisados os dados de 203 pacientes. Apenas 28,04% dos pacientes tiveram os cateteres retirados dentro do prazo ideal. Pacientes submetidos a passagem de duplo J em contexto de urgência tiveram maiores taxas de retirada após o prazo previsto pela equipe assistente (p<0,001). Cateteres retirados após o prazo limite do fabricante tiveram maiores taxas de calcificação (p<0,001), enquanto nenhum cateter retirado no prazo ideal estava calcificado na retirada.
Conclusão
O desenvolvimento de novos sistemas de seguimento dos cateteres, como o aplicativo de Smartphone desenvolvido, possui com resultados positivos já demonstrados na literatura. O estudo demonstra que o atraso na retirada dos cateteres implica no aumento das complicações no tratamento dos pacientes. Entretanto, apesar do funcionamento adequado do aplicativo, o estudo não foi capaz de demonstrar o benefício da utilização desse sistema em relação às taxas de cateteres retidos, fato esse que se deve ao contexto da pandemia COVID-19, que prejudicou a assistência em saúde em todo país.
Área
Litíase / Endourologia
Instituições
UNICAMP - São Paulo - Brasil
Autores
GABRIEL CHAHADE SIBANTO SIMOES, ARTHUR DEGANI OTTAIANO, CAIO OLIVEIRA, ANDRE CANETTIERI RUBEZ, FABIO FRANCO OLIVEIRA JUNIOR, JOAO MARCOS IBRAHIM OLIVEIRA, LUKAS COSTA SALLES, WILMAR AZAL NETO, LEONARDO OLIVEIRA REIS