39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES SUBMETIDAS A SLING PARA CORREÇAO DE INCONTINENCIA URINARIA.

Introdução e Objetivo

A incontinência urinária é classificada, basicamente como, incontinência de urgência, quando ocorre perda involuntária de urina precedida de urgência, incontinência de esforço, quando ocorre a perda aos esforços e Incontinência Mista, quando ambos mecanismos estão presentes. Cerca de 12,4% das mulheres jovens, 45% das mulheres de meia-idade e 75% das mulheres mais velhas experimentam alguma perda urinária. O tratamento cirúrgico está indicado nos casos de incontinência de esforço e mista. Uma das principais opções é a realização de sling transobturatório, técnica menos invasiva e com alta taxa de sucesso. Este trabalho tem como objetivo avaliar os resultados da cirurgia de sling transobturatório na qualidade de vida e fluxo urinário em 18 mulheres com incontinência urinária após 3 meses.  

Método

A avaliação do fluxo foi feita com urofluxometria livre após 3 meses e o impacto na qualidade de vida através da validação para português do International Consultation Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF), realizado com as 3 perguntas abaixo, no pré-operatório e após 3 meses. Ao final o valor é somado e quanto maior, pior a qualidade de vida.          

Resultados

As 18 pacientes apresentavam idade entre 40 e 73 anos (média de 56,3 anos), 11 delas apresentavam incontinência mista, 6 incontinência de esforço e uma paciente apresentava deficiência esfincteriana após cistectomia com confecção de neobexiga ortotópica. 17 pacientes tiveram gestações prévias (média de 2,07 gestações por paciente). No pós-operatório as pacientes apresentaram fluxo máximo entre 8 e 37, com média de 17,78 ml/seg. Com relação a qualidade de vida, no pré-operatório a soma das 3 perguntas teve como menor valor 13 (4+4+5) e maior valor 21 (5+6+10), com um valor final médio de 16,67. Já no pós-operatório o menor valor foi 0 (0+0+0) e o maior foi 13 (5+2+6), com uma média de 2,17 no valor total somado.  

Conclusão

Os resultados mostram uma melhora significativa na qualidade de vida das pacientes. Somente a paciente com neobexiga não apresentou resolução completa ou quase completa da incontinência, o que já era esperado devido a causa da incontinência. No entanto, vale ressaltar que ela se mostrou satisfeita com melhora parcial da incontinência. Quanto a fluxometria, os resultados também foram satisfatórios, com as pacientes mostrando capacidade de retenção e esvaziamento, o que muitas não conseguiam no pré-operatório. Portanto, esse trabalho deixa claro o benefício da cirurgia, principalmente na qualidade de vida com retorno às suas atividades diárias.

Área

Disfunções Miccionais: IU / Urologia Feminina / Uroneurologia / Urodinâmica

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DANIEL PERIN NUNES, FABRICIO BORGES CARRERETTE, VICTOR AMMAR VIDAL, GABRIEL MOREIRA CRELIER, VICTOR SENNA DINIZ, GUILHERME CHONCHOL BAHBOUT, GABRIEL BATISTA BASTOS, RAFAEL GOMES VITERBO, BRUNO DE MEDEIROS CORREA, RONALDO DAMIAO