39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ENZIMAS REGULADORAS DE NADPH SUGERE PROGNÓSTICO EM TIPOS HISTOLÓGICOS ESPECÍFICOS DE CARCINOMA RENAL

Introdução e Objetivo

O carcinoma de células renais é a neoplasia urológica mais letal. O tipo histológico mais comum é de células claras, seguido por papilar e cromófobo. Apesar das espécies reativas de oxigênio serem essenciais para transdução de sinal e processos celulares, sua superprodução induz citotoxicidade, danos no DNA e apoptose. Para evitar estresse oxidativo, células tumorais sintetizam antioxidantes por processo dependente da nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADPH), um cofator produzido por várias enzimas mitocondriais e citosólicas. O objetivo deste estudo foi associar a expressão gênica de enzimas reguladoras de NADPH com prognóstico do carcinoma renal.

Método

A expressão gênica de 17 enzimas reguladoras de NADPH foi investigada em 485 carcinomas de células claras, 272 papilares e 81 cromófobos. Os dados foram extraídos em bancos de dados do R2:Genomics Analysis and Visualization Platform. Curvas de Kaplan-Meier e Regressão de cox foram utilizados para avaliar o valor prognóstico dos genes.

Resultados

Independente do tipo histológico, os genes NADK, GLUD2, MTHFD1, MTHFD2, ALDH1L1 e NNT foram fatores prognósticos independentes, quando analisados com as variáveis tamanho, linfonodo, metástase, estadio e grau de malignidade do tumor.  Em carcinoma de células claras, a alta expressão do ME3, ALDH1L2, MTHFD2 e MTHFD2L, e a baixa expressão do GLUD2, MTHFD1 ALDHL1 e NNT foram fatores independentes de associados com menor sobrevida geral. Em carcinoma papilar, apenas os genes ALDH1L2, MTHFD2 (hiperexpressão) e MTHFD1 (baixa expressão) mostraram associação significante com sobrevida geral, independente do subtipo hitológico (1 versus 2), tamanho, linfonodo, metástase e estadio. Já para carcinoma cromófobo, a hiperexpressão do IDH1 e MTHFD2 foram preditores independentes de pior prognóstico.

Conclusão

A alta expressão do MTHFD2 está associada com pior prognóstico do câncer renal nos três tipos histológicos. Os genes ALDH1L2 e MTHFD1 são fatores prognosticos independentes para carcinoma de células claras e papilar, enquanto o IDH1 é específico para tumores do tipo cromófobo. Os dados sugerem que o padrão de expressão gênica de algumas enzimas produtoras de NADPH possui potencial aplicação para avaliação prognóstica do carcinoma renal.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daniel Pinheiro Ferreira, MILLENA BRANDÃO, RAFAELA VIVIANE NEVES SILVA, KAREN BENTO RIBEIRO, JULIANA REIS MACHADO, REGIA CAROLINE PEIXOTO LIRA FUSCO